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Introdução ao Planejamento Estratégico



Aprenda como criar um Planejamento Estratégico em 5 etapas: definição, análise ambiental, objetivos, direção e operação.

O Planejamento Estratégico tem sido para as empresas uma das maiores armas para proteger os negócios em meio as crises e instabilidades. Um bom planejamento é responsável por garantir a manutenção de uma empresa saudável. 

Porém, muitos empresários ainda não possuem o hábito de criar planos estratégicos focando sua atuação mais no âmbito gerencial e operacional. Sabemos que todos os tipos de planejamento são importantes. No entanto, o planejamento estratégico é a base para toda operação empresarial, senão vejamos:

A maioria das grandes empresas fazem planejamento estratégico tendo em vistas alinhar missão, visão e valores; O planejamento estratégico nos ajuda a definir um norte com base em um horizonte estratégico; 

Com base no horizonte estratégico a empresa consegue atuar de forma centrada nos seus objetivos e metas; Analisar aspectos internos da organização e externos onde essa atua; 

A definição de objetivos estratégicos conduz a empresa ao sucesso; Estabelecer indicadores para verificar se os resultados estão sendo alcançados; Em um mundo extremamente competitivo é preciso planejar cada vez melhor.

A uma frase bastante conhecida que diz: "se você não sebe para aonde vai, qualquer caminho serve". Então, uma empresa ou projeto sem objetivos claros e coerentes é uma empresa fadada ao fracasso.

Fazer planejamentos estratégicos é uma questão de sobrevivência, pois, parafraseando Sun Tzu conhecer a si mesmo (A empresa) e o inimigo (Concorrente) é prerrogativa para vencer a guerra (sobreviver no mercado).

O mercado é implacável.

Planejar é prerrequisito para uma atuação eficiente, eficaz e efetiva.

Portanto, diante disso é necessário entender a importância do planejamento nesse nível, pois, é na verdade uma necessidade da empresa.

Neste curso de introdução ao planejamento estratégico:

Você aprenderá as cinco etapas que conduzem um planejamento simples e intuitivo. Quais sejam:

  • Definição de negócio (Etapa 1) Onde vamos levantar informações qualitativas acerca da sua empresa/projeto.
  • Análise de cenário (Etapa 2) Onde vamos fazer análises internas e externas acerca da sua empresa/projeto.
  • Etapa Direção (Etapa 3) Onde iremos definir os principais objetivos estratégicos, metas e indicadores.
  • Objetivos Estratégicos (Etapa 4) Onde iremos aplicar o BSC - Balanced Scorecard
  • Etapa Operação (Etapa 5) Onde vamos colocar efetivamente o planejamento em ação.

Por fim, você aprenderá a utilizar as ferramentas de apoio em cada etapa e estará apto a implementar um planejamento estratégico conciso, mas bastante completo em sua organização, projeto ou protótipo.





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Funções do processo administrativo




Resumo: 

Teoria neoclássica da administração é um conjunto de teorias que surgem na década de 1950. Os maiores teóricos são Dr. Peter Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.

Ênfase no processo administrativo: 

Enfoque funcional

Planejar 
• Objetivos 
• Metas 
• Planos 

Organizar 
• Estrutura organizacional 
(Alocação de recursos)

Dirigir 
• Motivação 
• Liderança 

Controlar
• Medir 
• Análises

Enfoque processual
  • Ciclicidade 
  • Organicidade
  • Flexibilidade
  • Sistematização
  • Interatividade
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Aprenda Como Criar Seu Model Business Canvas Online


Nesta aula eu explico como você pode criar o seu Model Business Canvas Online através da plataforma web Sebrae Canvas. Então, não perca tempo elabore quantos modelos de negócios você quiser e deixe-os salvos na nuvem. Acesse quando e onde quiser gratuitamente. Além disso, você ainda pode compartilhá-lo com outras pessoas e montar o modelo em grupo. O exemplo que citei nesta aula foi de um negócio relacionado a treinamento empresarial. Assista a aula completa no curso.



Assista também ao vídeo de introdução ao Masterclass: Empreendedorismo na prática 
https://www.youtube.com/watch?v=H1icBGYqqfE

Assista também ao vídeo de introdução ao curso: 50 Ferramentas de Gestão
https://www.youtube.com/watch?v=PZ0S9eM_1Kw

Acesse o curso Aprenda Como Organizar e Gerenciar COMPLETO https://www.udemy.com/aprenda-como-organizar-e-gerenciar/ + MATERIAL COMPLEMENTAR

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A Importância da Gestão Financeira para sua Empresa



A gestão financeira é peça fundamental para o desenvolvimento da sua empresa. É importante saber distinguir os conceitos de DFC e DRE. As reuniões estratégicas para analisar o demonstrativo de resultado do exercícios é um prática que gera bastantes resultados para a empresa. Analisar lucratividade, rentabilidade, ponto de equilíbrio entre outras coisas.





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Aprenda Como Organizar e Gerenciar Melhor Sua Empresa | Treinamento


Ser empreendedor é algo que permeia o imaginário de milhares de pessoas no Brasil, mas, infelizmente, segundo o SEBRAE nosso país quebra records em taxas de falência, os números são preocupantes cerca de 48% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos três primeiros anos de vida. Isso ocorre porque o empreendedor vai empreender sem conhecer os princípios que sustentam uma empresa saudável. Você não precisa ser um expert em gestão, nem fazer MBA em Harvard, mas precisa conhecer princípios de gestão para poder estruturar bem o seu negócio. 



A proposta desse curso é ensinar como organizar e gerenciar uma pequena empresa a partir do zero. Ao concluir esse curso você será capaz de: 

Entender como organizar uma empresa através dos fundamentos da gestão empresarial; 
Aprender a utilizar métodos e ferramentas de gestão;
Elaborar um modelo de negócio através do Canvas online;
Entender a importância do Mapa estratégico; 
Criar organogramas;
Entender a importância da gestão por processos; 
Editar contratos de posicionamentos;
Fazer modelagem e mapeamento de processos;
Criar fluxogramas com a ferramenta Heflo;
Elaborar os procedimentos operacionais padronizados; 
Elaborar regulamento interno; 
Elaborar controles internos; 
Gerir por indicadores de desempenho; 
Implementar uma gestão financeira;
Aprender como fazer uma análise de DRE simples; 
Utilizar sistemas de gestão online e gratuitos; 
Conhecer as principais ferramentas de gestão da qualidade;
Elaborar e gerenciar projetos através do Trello;
Elaborar funil de vendas com o PipeFy; e
Criar apresentações poderosas para comunicação institucional. 
Além de aprender esses tópicos citados acima, você ainda receberá os seguintes bônus: 
10 ferramentas de gestão da qualidade em formato excel para download
Uma ferramenta de controle de estoques em formato excel para download
Uma planilha de diagnóstico de gestão empresarial em formato excel para download 
E-book o mito do empreendedor em formato PDF para download
E-book: 50 Ferramentas de gestão (Novo)

Saiba mais: https://www.udemy.com/aprenda-como-organizar-e-gerenciar/

Sobre o curso: Fundamentos básicos da administração | Udemy



Entenda melhor as funções do processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar numa perspectiva moderna.


A ciência da administração ou gestão seja em qualquer esfera, pública ou privada, possui o que chamamos de fundamentos básicos. Conhecer o processo administrativo e como ele acontece é importante para entender a própria administração em si.


Neste curso ensinarei, essencialmente, o passo a passo do processo administrativo e como ele se desenvolve. Trata-se de explorar todas as etapas e determinar aplicações práticas em cada uma delas através das ferramentas gerenciais apresentadas no decorrer do curso.



Na primeira parte, o aluno vai descobrir os tipos de planejamento existente planejamento estratégico, tático e operacional. Vamos explorar todo mapa estratégico com isso, o aluno poderá desenvolver um planejamento estratégico simples, todavia bem fundamentado com base nos conceitos essenciais da função administrativa planejar. 

Na segunda parte, o aluno vai ser conduzido a perceber a interação existente entre o planejamento e a organização, bem como, a interação entre todas as outras partes para que seu conhecimento possa ser materializado no dia a dia. Nesta etapa o estudo acerca das estruturas organizacionais se faz pertinente. Além disso, o aluno aprenderá conceitos importantes sobre a função organizar. Então, na etapa de organização o aluno descobrirá como ocorre a construção da estrutura organizacional e todas as suas diretrizes básicas.

Na terceira parte, o aluno vai aprender o porquê dirigir. Aprenderá também o conceito de liderança, as características e competências do líder eficaz. Além das principais teorias da escola das relações humanas.

Na quarta e última parte, o aluno terá construído um conhecimento básico, mas sólido acerca das demais funções administrativas e poderá criar dispositivos de controle para todas as outras funções. Para tanto, entenderá como funciona os KPIs.

Portanto, com este curso você vai aprender como gerenciar melhor e entenderá como as funções do processo administrativo funcionam dentro de uma perspectiva moderna.

Então, o que esta esperando? Aprenda a gerenciar melhor através dos fundamentos básicos da administração. 

Deixo aqui alguns cupons com 80% de desconto para quem interessar possa.


Adm. Orlando Lima

Resumo da ferramenta de gestão Método MASP

O Método de análise e solução de problemas: 

Autor da ferramenta:



O objetivo da ferramenta é: O método consistem em analisar processos e resolver problemas utilizando várias ferramentas em conjunto.





O método sugere sete etapas e 25 ferramentas:


Principais tópicos: 

  • Explorar o problema conhecido
  • Mapa do processo
  • Ferramentas sugeridas
  • Notificação do problema
  • Registro de problemas
  • Identificação do problema
  • Detalhamento do problema
  • Folha de Verificação Gráfico de Pareto Matriz GUT Ishikawa Arvore de problemas
  • Contençãoo do problema
  • Plano de contenção
  • Análise de Modo de Falha
  • Detalhamento das falhas e consequências dos efeitos
  • Histograma Brainstorming Gráfico de dispersão 5 Porquês Fluxograma
  • Análise da causa-raiz
  • Registro da causa-raiz
  • Fluxograma FMEA Benchmarking Ishikawa Arvore de problemas
  • Ações corretivas
  • Registro de ações corretivas
  • Gantt Diagrama PDCP PDCA DMAIC Arvore de problemas
  • Padronizar ações
  • Padronização das soluções
  • Gantt POP CEP DMAIC Fluxograma


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Baixa gratuitamente o E-book sobre gestão de projetos com Scrum




O MANIFESTO ÁGIL Apresenta uma metodologia dirigida por valores. Capaz de responder às mudanças. Com foco nas pessoas e na interação entre elas. Tendo como parâmetro de qualidade o produto que funciona. Uma das principais características da metodologia ágil é a constante colaboração com o cliente, onde as entregas de valor são pensadas e repensadas. Diferentemente do método tradicional, que é dirigido por processos, em função do plano rígido e altamente elaborado, com foco em processos e ferramentas, e uma vasta documentação. Tendo uma interação mínima com o cliente, a qual se dá por meio de negociação e contrato.

Por que utilizar a gestão ágil de projetos?

Bem, digamos que o cliente possui uma ideia vaga do resultado que espera com o projeto, mas não sabe exatamente o que quer. Além disso, por causa da falta de clareza, os requisitos do projeto vivem mudando. Disfunções provocadas por falta de compreensão clara entre cliente e equipe, ocorrem por falta de comunicação no decurso do projeto. É possível ainda que a estratégia de negócio perca o sentido até o fim do projeto, com ela o processo também muda. Então, faz-se necessário utilizar uma metodologia flexível e que atenda principalmente às necessidades presentes do cliente, em todo tempo.

Portanto, a gestão ágil vem de encontro a essas necessidades. O cliente recebe entregas incrementais a cada ciclo e pode avaliar se o projeto está no caminho certo de acordo com sua visão do projeto ou resultado esperado.

Outro motivo para utilizar o Scrum é que ele é uma das metodologias Ágeis mais populares. É uma metodologia de adaptação, iteratividade, rapidez, flexibilidade e eficiência, projetada para fornecer um valor significativo de forma rápida durante todo o projeto.

O Scrum garante a transparência na comunicação e cria um ambiente de responsabilidade coletiva e progresso contínuo. O framework Scrum, conforme definido no Guia SBOK™, é estruturado de tal forma que apoia o desenvolvimento de produtos e serviços em todos os tipos de indústrias e em qualquer tipo de projeto, independentemente de sua complexidade. Fonte: Guia SBOK 3º ed., pág. 2 Scrum GESTÃO ÁGIL. 

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Resumo da ferramenta método MASP


Método MASP de Orlando Lima Treinamentos

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CAIXA DE FERRAMENTAS: (Modelo em Excel editáveis)

Ferramentas para Diagnosticar:
(Diagrama de Ishikawa; Cinco Porquês; e Método FMEA)

Ferramentas para Priorizar:
(Matriz GUT; Matriz B.A.S.I.C.O; e Diagrama de Pareto)

Ferramentas para Resolver:
(Método MASP; Ciclo PDCA; e Diagrama de árvore)

Ferramentas para Melhorar:
(Cinco Sensos – 5 Ss; Ciclo DMAIC; e SIPOC)

Ferramentas para Padronizar:
(Ficha técnica; Contrato de posicionamento; e POP)

Ferramentas para Implementar:
(Metas SMART; Benchmarking; e Gráfico de Gantt)

Ferramentas para Decidir:
(Matriz Trade-off; Método PDCP; Gráfico de Dispersão)

Ferramentas para Analisar:
(Gráfico de tendência; Q de Yule; Análise DRE)

Ferramentas para Avaliar:
(Matriz BCG; SERVQUAL; e + 1 DGE)

Ferramentas para Planejar:
(Canvas; Matriz SWOT; e Cinco Forças de Porter)

Ferramentas para Executar:
(5W2H; Método KABAN; e Diagrama em setas)

Ferramentas para Organizar:
(Organograma; Fluxograma; e Diagrama de Afinidades)

Ferramentas para Valorizar:
(PCO; Jobe to be done; e Missão, Visão e Valores)

Ferramentas para Criar:
(Design Thinking; Effectuation; e Brainstorming)

Ferramentas para Controlar:
(Controle CEP; Indicadores - KPI; e Balanced Score Card)

Ferramentas para Verificar:
(Folha de verificação; Histograma; e Checklist)

Ferramentas para Prospectar:
(AIDALA; Funil de vendas; e Mapa da empatia)                                                 

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Resumo da ferramenta Matriz BASICO


Matriz BASICO - Custo, Benefício e Execução de Orlando Lima Treinamentos


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Resumo da ferramenta Matriz GUT




Matriz GUT - Gravidade, Urgência e Tendência de Orlando Lima Treinamentos

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Resumo da ferramenta Método FMEA




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Resumo da ferramenta Técnica dos 5 porquês





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Ferramentas para Padronizar:
(Ficha técnica; Contrato de posicionamento; e POP)

Ferramentas para Implementar:
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Ferramentas para Decidir:
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Ferramentas para Analisar:
(Gráfico de tendência; Q de Yule; Análise DRE)

Ferramentas para Avaliar:
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Resumo da ferrramenta diagrama de Ishikawa



Slides diagrama de ishikawa de José Orlando





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Ferramentas para Implementar:
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(Gráfico de tendência; Q de Yule; Análise DRE)

Ferramentas para Avaliar:
(Matriz BCG; SERVQUAL; e + 1 DGE)

Ferramentas para Planejar:
(Canvas; Matriz SWOT; e Cinco Forças de Porter)

Ferramentas para Executar:
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Ferramentas para Organizar:
(Organograma; Fluxograma; e Diagrama de Afinidades)

Ferramentas para Valorizar:
(PCO; Jobe to be done; e Missão, Visão e Valores)

Ferramentas para Criar:
(Design Thinking; Effectuation; e Brainstorming)

Ferramentas para Controlar:
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Ferramentas para Verificar:
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Ferramentas para Prospectar:
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Canvas 2019 completo: construa seu modelo de negócios


Neste curso você aprenderá o passo a passo para criar seu moderno modelo de negócios e planejar corretamento todas etapas de construção. O Canvas é um modelo de planejamento desenvolvido por Alexander Osterwalder onde através desse é possível planejar as principais áreas estratégicas de um negócio e apresentá-lo e um quadro.

As nove áreas que compõe o Canvas são: 

1. PROPOSTA DE VALOR
2. CANAIS
3. CLIENTES
4. RELACIONAMENTO COM CLIENTES
5. PARCERIAS-CHAVE
6. ATIVIDADES-CHAVE
7. RECURSOS-CHAVE
8. ESTRUTURA DE CUSTOS
9. FONTES DE RECEITAS

Mas não basta apenas conhecê-las, você precisa conhecer as peculiaridades de cada uma delas. As especificidades e sutilezas. Além de acessar diversas ferramentas que te ajudarão na construção de seu modelo. O canvas, por si só, é um método de planejamento prático. Então, neste curso o aluno vai aprender todos os por menores dele até poder criar um  modelo que seja aplicável na vida real, pois, não basta escrever em um quadro aquilo que você pensa ser um modelo factível de execução se você não tiver subsídios que lhe capacite a isso.




Pensando nisso, os autores do curso se reuniram para apresentar o canvas de forma moderna através de apresentações simples, mas completas. Mostrando em cada etapa os pontos-chave, as ideias principais e as principais inovações no que se refere a modelagem de negócios.

Dessa forma, ao falarmos em atividades-chave, por exemplo, não nos limitamos ao conceito em si, mas trazemos aplicações práticas como é o caso do POP - Procedimento Operacional Padronizado para essas atividades. Quanto, falamos em Parcerias-chave, trazemos exemplo de parcerias B2B, reais que o aluno pode tomar como base e implementar em seu próprio negócio. Não nos limitaremos, neste curso, a teorias sem aplicações práticas.

Portanto, o convidamos a conhecer a nossa grade curricular e tirar suas próprias conclusões. Pois, garantimos que esse é o curso mais completo de Model Business Canvas da Udemy.
Então, nos vemos dentro da plataforma.

Inscreva-se!

Abraços.

Crie seu próprio modelo de negócios Canvas. [e mais]


 


Crie seu próprio modelo de negócios Canvas. [e mais]
1. Desenvolva novas habilidades com [+ 50 Ferramentas de Gestão]
2. Aprenda como utilizar ferramentas simples para alavancar os seus projetos.
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