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Sobre o curso: Fundamentos básicos da administração | Udemy



Entenda melhor as funções do processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar numa perspectiva moderna.


A ciência da administração ou gestão seja em qualquer esfera, pública ou privada, possui o que chamamos de fundamentos básicos. Conhecer o processo administrativo e como ele acontece é importante para entender a própria administração em si.


Neste curso ensinarei, essencialmente, o passo a passo do processo administrativo e como ele se desenvolve. Trata-se de explorar todas as etapas e determinar aplicações práticas em cada uma delas através das ferramentas gerenciais apresentadas no decorrer do curso.



Na primeira parte, o aluno vai descobrir os tipos de planejamento existente planejamento estratégico, tático e operacional. Vamos explorar todo mapa estratégico com isso, o aluno poderá desenvolver um planejamento estratégico simples, todavia bem fundamentado com base nos conceitos essenciais da função administrativa planejar. 

Na segunda parte, o aluno vai ser conduzido a perceber a interação existente entre o planejamento e a organização, bem como, a interação entre todas as outras partes para que seu conhecimento possa ser materializado no dia a dia. Nesta etapa o estudo acerca das estruturas organizacionais se faz pertinente. Além disso, o aluno aprenderá conceitos importantes sobre a função organizar. Então, na etapa de organização o aluno descobrirá como ocorre a construção da estrutura organizacional e todas as suas diretrizes básicas.

Na terceira parte, o aluno vai aprender o porquê dirigir. Aprenderá também o conceito de liderança, as características e competências do líder eficaz. Além das principais teorias da escola das relações humanas.

Na quarta e última parte, o aluno terá construído um conhecimento básico, mas sólido acerca das demais funções administrativas e poderá criar dispositivos de controle para todas as outras funções. Para tanto, entenderá como funciona os KPIs.

Portanto, com este curso você vai aprender como gerenciar melhor e entenderá como as funções do processo administrativo funcionam dentro de uma perspectiva moderna.

Então, o que esta esperando? Aprenda a gerenciar melhor através dos fundamentos básicos da administração. 

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Adm. Orlando Lima

Resumo da ferramenta de gestão Método MASP

O Método de análise e solução de problemas: 

Autor da ferramenta:



O objetivo da ferramenta é: O método consistem em analisar processos e resolver problemas utilizando várias ferramentas em conjunto.





O método sugere sete etapas e 25 ferramentas:


Principais tópicos: 

  • Explorar o problema conhecido
  • Mapa do processo
  • Ferramentas sugeridas
  • Notificação do problema
  • Registro de problemas
  • Identificação do problema
  • Detalhamento do problema
  • Folha de Verificação Gráfico de Pareto Matriz GUT Ishikawa Arvore de problemas
  • Contençãoo do problema
  • Plano de contenção
  • Análise de Modo de Falha
  • Detalhamento das falhas e consequências dos efeitos
  • Histograma Brainstorming Gráfico de dispersão 5 Porquês Fluxograma
  • Análise da causa-raiz
  • Registro da causa-raiz
  • Fluxograma FMEA Benchmarking Ishikawa Arvore de problemas
  • Ações corretivas
  • Registro de ações corretivas
  • Gantt Diagrama PDCP PDCA DMAIC Arvore de problemas
  • Padronizar ações
  • Padronização das soluções
  • Gantt POP CEP DMAIC Fluxograma


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Baixa gratuitamente o E-book sobre gestão de projetos com Scrum




O MANIFESTO ÁGIL Apresenta uma metodologia dirigida por valores. Capaz de responder às mudanças. Com foco nas pessoas e na interação entre elas. Tendo como parâmetro de qualidade o produto que funciona. Uma das principais características da metodologia ágil é a constante colaboração com o cliente, onde as entregas de valor são pensadas e repensadas. Diferentemente do método tradicional, que é dirigido por processos, em função do plano rígido e altamente elaborado, com foco em processos e ferramentas, e uma vasta documentação. Tendo uma interação mínima com o cliente, a qual se dá por meio de negociação e contrato.

Por que utilizar a gestão ágil de projetos?

Bem, digamos que o cliente possui uma ideia vaga do resultado que espera com o projeto, mas não sabe exatamente o que quer. Além disso, por causa da falta de clareza, os requisitos do projeto vivem mudando. Disfunções provocadas por falta de compreensão clara entre cliente e equipe, ocorrem por falta de comunicação no decurso do projeto. É possível ainda que a estratégia de negócio perca o sentido até o fim do projeto, com ela o processo também muda. Então, faz-se necessário utilizar uma metodologia flexível e que atenda principalmente às necessidades presentes do cliente, em todo tempo.

Portanto, a gestão ágil vem de encontro a essas necessidades. O cliente recebe entregas incrementais a cada ciclo e pode avaliar se o projeto está no caminho certo de acordo com sua visão do projeto ou resultado esperado.

Outro motivo para utilizar o Scrum é que ele é uma das metodologias Ágeis mais populares. É uma metodologia de adaptação, iteratividade, rapidez, flexibilidade e eficiência, projetada para fornecer um valor significativo de forma rápida durante todo o projeto.

O Scrum garante a transparência na comunicação e cria um ambiente de responsabilidade coletiva e progresso contínuo. O framework Scrum, conforme definido no Guia SBOK™, é estruturado de tal forma que apoia o desenvolvimento de produtos e serviços em todos os tipos de indústrias e em qualquer tipo de projeto, independentemente de sua complexidade. Fonte: Guia SBOK 3º ed., pág. 2 Scrum GESTÃO ÁGIL. 

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Resumo da ferramenta método MASP


Método MASP de Orlando Lima Treinamentos

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CAIXA DE FERRAMENTAS: (Modelo em Excel editáveis)

Ferramentas para Diagnosticar:
(Diagrama de Ishikawa; Cinco Porquês; e Método FMEA)

Ferramentas para Priorizar:
(Matriz GUT; Matriz B.A.S.I.C.O; e Diagrama de Pareto)

Ferramentas para Resolver:
(Método MASP; Ciclo PDCA; e Diagrama de árvore)

Ferramentas para Melhorar:
(Cinco Sensos – 5 Ss; Ciclo DMAIC; e SIPOC)

Ferramentas para Padronizar:
(Ficha técnica; Contrato de posicionamento; e POP)

Ferramentas para Implementar:
(Metas SMART; Benchmarking; e Gráfico de Gantt)

Ferramentas para Decidir:
(Matriz Trade-off; Método PDCP; Gráfico de Dispersão)

Ferramentas para Analisar:
(Gráfico de tendência; Q de Yule; Análise DRE)

Ferramentas para Avaliar:
(Matriz BCG; SERVQUAL; e + 1 DGE)

Ferramentas para Planejar:
(Canvas; Matriz SWOT; e Cinco Forças de Porter)

Ferramentas para Executar:
(5W2H; Método KABAN; e Diagrama em setas)

Ferramentas para Organizar:
(Organograma; Fluxograma; e Diagrama de Afinidades)

Ferramentas para Valorizar:
(PCO; Jobe to be done; e Missão, Visão e Valores)

Ferramentas para Criar:
(Design Thinking; Effectuation; e Brainstorming)

Ferramentas para Controlar:
(Controle CEP; Indicadores - KPI; e Balanced Score Card)

Ferramentas para Verificar:
(Folha de verificação; Histograma; e Checklist)

Ferramentas para Prospectar:
(AIDALA; Funil de vendas; e Mapa da empatia)                                                 

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Resumo da ferramenta Matriz BASICO


Matriz BASICO - Custo, Benefício e Execução de Orlando Lima Treinamentos


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Resumo da ferramenta Matriz GUT




Matriz GUT - Gravidade, Urgência e Tendência de Orlando Lima Treinamentos

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Resumo da ferramenta Método FMEA




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Resumo da ferramenta Técnica dos 5 porquês





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Resumo da ferrramenta diagrama de Ishikawa



Slides diagrama de ishikawa de José Orlando





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Canvas 2019 completo: construa seu modelo de negócios


Neste curso você aprenderá o passo a passo para criar seu moderno modelo de negócios e planejar corretamento todas etapas de construção. O Canvas é um modelo de planejamento desenvolvido por Alexander Osterwalder onde através desse é possível planejar as principais áreas estratégicas de um negócio e apresentá-lo e um quadro.

As nove áreas que compõe o Canvas são: 

1. PROPOSTA DE VALOR
2. CANAIS
3. CLIENTES
4. RELACIONAMENTO COM CLIENTES
5. PARCERIAS-CHAVE
6. ATIVIDADES-CHAVE
7. RECURSOS-CHAVE
8. ESTRUTURA DE CUSTOS
9. FONTES DE RECEITAS

Mas não basta apenas conhecê-las, você precisa conhecer as peculiaridades de cada uma delas. As especificidades e sutilezas. Além de acessar diversas ferramentas que te ajudarão na construção de seu modelo. O canvas, por si só, é um método de planejamento prático. Então, neste curso o aluno vai aprender todos os por menores dele até poder criar um  modelo que seja aplicável na vida real, pois, não basta escrever em um quadro aquilo que você pensa ser um modelo factível de execução se você não tiver subsídios que lhe capacite a isso.




Pensando nisso, os autores do curso se reuniram para apresentar o canvas de forma moderna através de apresentações simples, mas completas. Mostrando em cada etapa os pontos-chave, as ideias principais e as principais inovações no que se refere a modelagem de negócios.

Dessa forma, ao falarmos em atividades-chave, por exemplo, não nos limitamos ao conceito em si, mas trazemos aplicações práticas como é o caso do POP - Procedimento Operacional Padronizado para essas atividades. Quanto, falamos em Parcerias-chave, trazemos exemplo de parcerias B2B, reais que o aluno pode tomar como base e implementar em seu próprio negócio. Não nos limitaremos, neste curso, a teorias sem aplicações práticas.

Portanto, o convidamos a conhecer a nossa grade curricular e tirar suas próprias conclusões. Pois, garantimos que esse é o curso mais completo de Model Business Canvas da Udemy.
Então, nos vemos dentro da plataforma.

Inscreva-se!

Abraços.

Crie seu próprio modelo de negócios Canvas. [e mais]


 


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2. Aprenda como utilizar ferramentas simples para alavancar os seus projetos.
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Regra 80/20: Muitas coisas são triviais, poucas cruciais - Diagrama de Pareto


Você sabia? Apenas 20% dos teus esforços são responsáveis por 80% dos resultados. De igual modo, 80% dos nossos problemas são provenientes de, apenas, 20% das causas. Essa é a famosa regra 80/20.
A ferramenta que utilizamos para validar essa regra é o diagrama de Pareto. Ela tem por finalidade demonstrar como priorizar a resolução de problemas. Partindo da premissa de que muitas coisas são triviais, poucas cruciais, ou seja, faz-se necessário priorizar aqueles 20% que geram resultados ou resolvem problemas.

Então, como podemos construir o diagrama de Pareto e demonstrar graficamente a regra 80/20?

O primeiro passo, para construir um gráfico de Pareto, é definir o problema a ser analisado. Para tanto, crie uma lista de problemas e insira a quantidade de ocorrência dos mesmos. Feito isso, segundo passo é calcular o valor acumulado e o percentual que o item (problema) representa em relação ao valor total dos problemas listados.
Dica: utilize um gráfico de colunas, pois, os valores são melhores apresentados nesse tipo de gráfico.
O terceiro e último passo é analisar, a partir do gráfico, quais itens representam maiores ocorrências. Então, como identificar a regra 80/20?
Faça uma análise dos itens que apresentam maiores ocorrências, identifique no gráfico o percentual acumulado, neste ponto, é provável que você descubra que os problemas listados que representam, aproximadamente, 80% das ocorrências são àqueles gerados por, aproximadamente, 20% das causas geradoras do problemas.
Nessa perspectiva, percebemos que a resolução de problemas deve se dá em função do assertivo direcionamento do foco e esforços em cerca de 20% das causas que são responsáveis pela maior parte dos problemas identificados. Por isso, dizemos que o gráfico de Pareto é uma ferramenta de priorização de problemas. Portanto, trocando em miúdos, através dessa análise é possível maximizar os esforços nas coisas que realmente importam.
Como exemplo, observe o processo de atendimento ao usuário. A medida que os feedbacks vão surgindo, a empresa registra um padrão de reclamações recorrentes, que precisam ser resolvidas. No entanto, o que resolver primeiro? Como priorizar os problemas para saná-los prezando pela eficiência? Acontece que empresa pode investir tempo e dinheiro naquilo que não resolve metade dos problemas. Diante disso, devemos ter em mente que os recursos sempre são limitados.
Portanto, busca-se com o diagrama de Pareto determinar quais reclamações, conforme exemplo anterior, produzem maiores efeitos e, consequentemente, são mais recorrentes, visto que, a atenção deve ser voltada aos 20% das causas que geram 80% das reclamações. Após identificar, esse conjunto de itens, isto é, os principais problemas é hora de agir efetivamente sobre eles para resolvê-los. Em suma, através do diagrama de Pareto descobrimos onde aplicar, de maneira eficiente, à energia necessária na resolução de problemas para gerar maiores resultados.
Deixo aqui um link para: "Caixa de ferramentas" de Gestão. São diversas ferramentas gratuitas no Trello.
Abraços e até breve. :)

Como aplicar o método SPIN Selling? Vendas B2B.


O método SPIN Selling foi desenvolvido a partir de um dos maiores estudos acerca de vendas B2B (business-to-business) patrocinado por grandes Organizações como a Xerox e a IBM. O autor do livro e líder da pesquisa foi o Sir. Neil Rackham.
Esse estudo contou a participação de uma equipe gigantesca e foi realizado em mais de 20 países. Onde foram analisados cerca de 35 mil atendimentos de vendas. A pesquisa durou 12 anos e foram investidos, inicialmente, 1 milhão de dólares. Isso mesmo, esse método vale uma nota! 
Essa metodologia ficou conhecida como SPIN – um acrônimo para as seguintes palavras: Situation, Problem, Implication e Need-payoff.
O método consiste em fazer perguntas, de forma sequencial, que levam à venda.
Antes de explicar o método. Preciso esclarecer o porquê você precisa conhecê-lo. Primeiro, esse é o método mais eficaz que existe, atualmente, para vendas B2B. Segundo, você acompanhou nossa metodologia neste curso que possui uma abordagem prática, então você deve ter uma ideia ou projeto pronto para ser vendido. Dessa forma, com esse conhecimento sobre o método SPIN Selling o lançamento do seu protótipo se tornará mais efetivo. Sem mais delongas, vamos ao método:
MÉTODO SPIN
A primeira parte diz respeito a elaboração de perguntas de situação (Situation). Digamos que você tenha elaborado seu público-alvo (Vide: Canvas), então você já conhece seu público. Antes de oferecer uma solução assertiva para seu cliente (empresa) é necessário conhecer previamente a empresa (negócio) dele. Lembre-se que aqui tratamos de vendas B2B, portanto, seus clientes também são empreendedores. Em suma, o que fazer na etapa situação (Situation)? Explorar a situação atual do cliente. Simples, assim! Para tanto, é necessário fazer perguntas de situação:
  • Quais equipamentos você utiliza na sua empresa?
  • Como você entrega sua proposta de valor? Quais canais?
  • Você utiliza algum software para acompanhar suas vendas?
  • Utiliza funil com CRM?
  • Você analisa o desempenho dos seus colaboradores?
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A segunda etapa e, comumente, execução de perguntas busca identificar os problemas (Problem), do cliente, ou seja, aquelas dores latentes. No entanto, vale salientar que em muitos momentos o cliente desconhece que possui uma determinada dor, até que alguém (você) mostre-a. Raras vezes, as empresas não fazem um autodiagnostico, por isso, muitas não têm parado pra pensar nos seus próprios problemas. Então, diante disso, perguntas de problemas (problem) são eficazes para aprofundar o processo de vendas, vejamos exemplos:
  • Os seus equipamentos são difíceis de ser utilizados?
  • Os processos da tua empresa são mapeados corretamente?
  • Você encontra dificuldades em entregar um grande volume de serviços/produtos?
  • Quanto a eficiência dos teus processos? Há desperdícios?
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A terceira etapa do método consiste em aplicar as perguntas de implicação do problema (Implication). Note que a implicação do problema deve partir próprio cliente, ou seja, ele deverá identificar as consequências que os problemas apresentados oferecem. As perguntas nessa etapa servem para direcionar o teu cliente a este estado de consciência. Vejamos alguns exemplos de perguntas de implicação (Implication):
  • Esse problema específico poderá ocasionar perdas de oportunidade?
  • Quais os efeitos desse problema no que se refere ao resultado final do teu negócio?
  • Os seus clientes sentem as consequências desse problema?
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Finalmente, a última etapa deste maravilhoso método de 1 milhão de dólares é a necessidade de solução (Need-payoff), isto é, levar o cliente a identificar o benefício das soluções que você possui para os problemas identificados. Note que os benefícios devem ser apresentados no momento que o cliente percebe que seus problemas possuem muitas implicações e precisam urgentemente de alguém que o ajude a resolvê-los. Então, os exemplos de perguntas de necessidade de solução (Need-payoff) poderiam ser estes:
  • Essa solução é importante para resolver de imediato seu problema?
  • Quais os benefícios que você enxerga nesta solução?
  • Se você pudesse resolver esse problema sem gastar muito dinheiro?
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Então, o que achou da leitura?
Deixo aqui o link para o livro (E-book), caso você queira ler.
Abraços! :)