Pesquisar este blog

Sua proposta única de venda




Sua proposta única de venda

Orlando Lima


No artigo anterior falei da importância do seminário de marketing. Conforme prometido neste vamos nos aprofundar, especificamente, em uma única ferramenta desse seminário, isto é, a criação das PUVs. Esse tema é o ponto central dos esforços dos profissionais de marketing sendo a peça fundamental para toda e qualquer campanha. Quero começar falando sobre a importância dele. Sendo assim, pense comigo: em meio a uma enxurrada de informações nossos olhos e ouvidos são alvos de toda sorte de atrativos, como chamar a atenção de alguém submerso a tanta propaganda? Se você pensou que em “ser diferente” sua hipótese está correta.

Como chamar a atenção do consumidor para algo que já existe no mercado?  Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Pense mais um pouco, como é possível ser notado em meio a tantos concorrentes? Pois bem, será notado aquele ou aquela que possuir uma proposta única de venda. Não se preocupe, meu objetivo neste artigo é conduzi-lo ao entendimento desse conceito. Vamos lá! A PUV não é um slogan, não é uma missão, nem muito menos visão. Ela é uma espécie de “manchete”. Quando passamos em frente a uma banca de revista, a reportagem principal vem em letras garrafais, ou seja, em destaque e, certamente, é a notícia mais importante daquela edição. Portanto, a PUV é algo com essas características em termos de importância.

Diante do exposto vamos às características de uma PUV. Ela possui uma estrutura marcada pela concisão e simplicidade. A PUV precisa ser fácil de entender e deverá apresentar, em rápidas palavras, o maior benefício que ela possui, porém, esse deverá ser único e distinguir o anunciador do seu concorrente através de algo que só você possui. Pensar em um benefício único me faz lembrar das aulas de planejamento estratégico, a necessidade de conhecer a si mesmo e ao seu concorrente para criar um diferencial competitivo. Recomendo uma boa leitura sobre o tema em Michael Porter, autor das cinco forças competitivas chamadas de cinco forças de Porter.

As grandes empresas utilizam o conceito de PUV porque entendem que só sobrevivem no mercado quem é visto e quem é lembrado. Em suma, as PUVs são criadas em três pontos: o que? (o que eu faço); para quem (Meu público-alvo); Porquê (O motivo pelo qual minha proposta é melhor). Então de forma simples é possível construir a melhor proposta capaz de impactar positivamente seu prospecto que será atraído ao seu produto ou serviço. Por fim, vou deixar como exemplo uma PUV que eu sempre utilizo nas minhas redes sociais: “Ajudo empreendedores a criar modelos de negócios em um curto período de tempo”. Até mais! Abraços.