Pesquisar este blog

Questões de concurso: relações humanas, liderança e comunicação




Questão 1

A teoria administrativa das Relações Humanas enfatiza as pessoas, os grupos e a organização informal, destacando a importância da interação pessoal, das ações e das atitudes. Com relação à essa teoria das Relações Humanas, analise as seguintes afirmativas.
I. Os elementos emocionais não planejados e irracionais do comportamento humano não merecem atenção.
II. A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão do trabalho, pois os empregados gostam de trocar de posição para variar e evitar a monotonia, mesmo que contrariando a política da empresa.
III. No local de trabalho as pessoas participam de grupos sociais dentro da organização e mantêm-se em constante interação social.
Está correto o que se afirma em:
A   III, apenas.
B   II e III, apenas.
C   l e II, apenas.
D   I, II e III.
E    I e III, apenas.



Questão 2

Nas relações humanas que ocorrem no ambiente de trabalho, muitas vezes é necessário dar um retorno sobre ações e desempenho aos colegas da organização. Esse processo, conhecido como feedback, segue algumas regras. Nesse sentido, o feedback deve ser
A  avaliativo em vez de descritivo.
B claro para assegurar comunicação precisa.
C geral em vez de específico.
D imposto em vez de solicitado.
E inoportuno.


Questão 3

Vera, servidora pública, exerce atividades de atendimento ao público em uma unidade do TRT. Vera conhece muito bem o funcionamento do seu setor de trabalho, procura manter-se atualizada com relação às inovações envolvidas em suas tarefas e está sempre bem-humorada, atendendo as pessoas com cordialidade e presteza. Nessa situação, o comportamento profissional apresentado por Vera é de alta qualidade.
Certo
Errado


Questão 4

O Servidor, de acordo com as Relações Humanas no trabalho, deve
A  aproveitar as oportunidades do trabalho para solucionar problemas pessoais.
B  exercer com dedicação e zelo todas as atribuições previstas para o cargo.
C  comentar problemas particulares, criando assim, um clima de maior intimidade.
D  fazer comentários com os colegas da repartição sobre tudo o que acontece ao seu redor e estar sempre atento à movimentação de todos os demais Servidores.


Questão 5

Dentre as opções a seguir, a única que não pode ser considerada como característica das relações humanas no trabalho é a opção:
A As relações humanas ocorrem em decorrência do processo de interação.
B Em situações de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados: comunicação, cooperação, respeito, amizade.
C Competência interpessoal é habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e à exigência da situação.
D Flexibilidade perceptiva e comportamental é uma comunicação a uma pessoa ou grupo no sentido de fornecer-lhes informação sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. Ajuda o indivíduo ou grupo a melhorar o seu desempenho.
E Empatia é a capacidade de um membro do grupo de colocar-se no quadro lógico de referência de outro membro do grupo e, portanto, compreender seus pensamentos, sentimentos ou comportamentos.


Questão 6

Toda pessoa com história de relacionamentos bem-sucedidos possui talento interpessoal e tende a ser mais flexível no contexto social.
Certo
Errado


Questão 7

Liderança é o processo de conduzir as ações ou de influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. No que se refere aos estilos de liderança, assinale a alternativa correta.
A autocrática, burocrática e democrática.
B afetiva, liberal e democrática.
C autocrática, monárquica e democrática.
D autocrática, liberal e burocrática.
E autocrática, liberal e democrática.


Questão 8

Observe as afirmativas abaixo.

I O reconhecimento é o bastante para motivar alguém para realizar algo.

II Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para fazer outra coisa qualquer e vice-versa.

III A única forma que há de motivar alguém é através do incentivo do dinheiro.

Das afirmativas acima:
A apenas I está correta;
B apenas II está correta;
C apenas III está correta;
D apenas I e II estão corretas;
E todas estão corretas.


Questão 9

A habilidade de o líder influenciar o comportamento das pessoas está relacionada a diferentes fontes de poder. O que caracteriza líder com poder de competência é o fato de sua
A personalidade despertar a identificação, o respeito e a admiração dos subordinados. CARISMA
B posição administrativa formal na organização legitimar ordens impostas aos subordinados. HIERARQUIA
C autoridade ser exercida por meio da outorga de recompensas a outras pessoas. RECOMPENSAS
D autonomia visar à punição ou à recomendação de sanções. PUNIÇÃO
E habilidade superior ou atuação gerar acolhida de recomendações em função de seu conhecimento especial.


Questão 10

Um dos principais problemas das teorias da motivação está no fato de não incluírem, entre as principais necessidades humanas, aquelas relacionadas à estima. Elas incluem apenas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de autorealização.
Certo
Errado TEORIA DAS NECESSIDAS!


Questão 11

A busca pela recompensa financeira não é mais vista como única motivação para fazer um trabalho bem feito. Algumas necessidades auxiliam na motivação do trabalhador:

- Necessidades Fisiológicas - vitais do indivíduo, algumas destas, em relação à alimentação e proteção contra perigos.

- Necessidades Psicológicas - exclusivas do ser humano, e raramente satisfeitas totalmente. - Necessidade de Auto-realização

- satisfações maiores, vindas de metas próprias alcançadas.

Essas necessidades estão relacionadas na Teoria
A das Relações Humanas.
B das Contingências.
C Clássica.
D Estruturalista.
E da Burocracia.


Questão 12

A dialética das Teorias X e Y, concebida por McGregor, não é propriamente uma teoria da motivação, mas sim um modelo para a administração de Recursos Humanos baseado na motivação.
Das premissas abaixo, qual pode ser considerada uma premissa da Teoria X?
A O ser humano médio tem natural aversão pelo trabalho e tentará evitá-lo sempre que puder.
B A pessoa que estiver comprometida demonstrará autodirecionamento e autocontrole rumo ao cumprimento das metas.
C O ser humano pode aprender, não apenas a aceitar a responsabilidade, mas também a buscá-la.
D As recompensas estão associadas ao nível de exigência, sendo que as recompensas mais significativas geralmente estão ligadas à autorrealização.
E O ser humano médio não tem aversão natural pelo trabalho, tudo depende das circunstâncias.


Questão 13

Ao se orientar colaboradores acerca de como conversar com seus usuários, fornecedores e a comunidade em geral, deve-se instruí-los a evitar o uso de siglas ou códigos internos da organização.
Certo
Errado


Questão 14

A comunicação interna é demasiadamente importante e constitui-se como uma ferramenta que garante o bom funcionamento da empresa. É correto afirmar que a CI garante
A a extinção de reuniões de alinhamento de informações.
B potencialização dos resultados negativos da empresa.
C propagação da informação de forma rápida e precisa.
D a disseminação de informações restritas.
E maximização dos efeitos de crise.


Questão 15

No seu ambiente de trabalho, você reconhece dois sistemas de comunicação distintos. Um deles faz parte da estrutura organizacional e inclui relações de supervisão, grupos de trabalho, comitês permanentes e sistemas de informação da administração, denominado sistema de comunicação.
A horizontal.
B informal.
C vertical.
D formal.
E ideacional.


Questão 16

Examinando a Comunicação Organizacional podemos observar que a Comunicação Mercadológica está voltada para o relacionamento entre a empresa e o público externo através da mídia, enquanto que a Comunicação Institucional refere-se
A ao relacionamento da empresa com o seu público interno e externo, por meio de diversos tipos de ferramentas.
B a divulgação dos produtos e serviços da instituição por meio da propaganda e publicidade.
C ao efeito motivacional causado nos colaboradores internos para a ampliação dos valores éticos da organização.
D ao relacionamento entre instituições governamentais, de acordo com o estabelecido pelos tribunais de conta.


Questão 17

A respeito do tema comunicação organizacional, assinale a opção considerada incorreta.
A É recomendável que exista redundância, a fim de que a possibilidade de ruído seja diminuída.
B Todo sistema de informação possui uma tendência entrópica, daí decorre o conceito de ruído.
C Transmissor é a pessoa que emite ou fornece as mensagens por intermédio do sistema.
D Destino significa a pessoa, coisa ou processo a quem é destinada a mensagem no ponto final do sistema de comunicação.
EInformação transmitida, mas não recebida, não foi comunicada. Comunicar significa tornar comum a uma ou mais pessoas uma determinada informação.


Questão 18


A comunicação organizacional no ponto de vista da abrangência pode ser:
A Comunicação Viável e Inviável;
B Comunicação Intra-Organizacional e Extra Organizacional;
C Comunicação Infra-Organizacional e Ontológica;
D Comunicação Extra Organizacional e Antológica


Questão 19

Para uma organização, desenvolver boas práticas de comunicação interna e externa também é uma ação estratégica que objetiva a eficiência operacional. Com isso, reforça-se a identidade organizacional e trabalha-se por uma prestação de serviço de melhor qualidade. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta acerca da comunicação na organização.
A O código é a forma ou o modo utilizado pelo emissor para enviar a mensagem.
B feedback é o conjunto de signos que traduz o modo de se expressar.
C O canal de comunicação informa se a mensagem foi recebida ou não.
D feedback confirma que a comunicação é um processo unilateral.
E O vocabulário técnico é um exemplo de código utilizado.


Questão 20

A estrutura de Redes de Comunicação se dá de três formas distintas: em roda, em cadeia ou em círculo. A este propósito, considere a representação gráfica e as descrições abaixo:
1. Nessa rede de comunicação, a influenciação é lenta, a acuracidade é pobre e a ênfase no líder não existe.
2. Nessa outra, a influenciação é rápida, a acuracidade é boa e a ênfase no líder é marcada.
3. Nessa, a influenciação é rápida, a acuracidade é boa e há muita ênfase no líder.
Assinale a opção que apresenta a correta correlação entre a representação gráfica e a descrição dos três tipos de redes de comunicação:
A I–1; II–3; III–2
B I–1; II–2; III–3
C I–3; II–2; III–1
D I–3; II–1; III–2



GABARITO

1B 2B 3C 4B 5D 6E 7E 8B 9E 10E 
11A 12A13C 14C 15D 16A 17C 18B19E 20C 


Cronograma de Hangouts

01/10 às 20h - Relações Humanas no Trabalho, liderança e
comunicação nas organizações;

08/10 às 20h - Funções do processo administrativo: planejamento, Organização, Direção e Controle;

15/10 às 20h - Seleção de Pessoal, treinamento de pessoal e aperfeiçoamento de pessoal;

22/10 às 20h - Administração de materiais, administração de patrimônio e gestão de estoque;

29/10 às 20h -  Processo de compras, licitações e pregões;

05/11 às 20h - Técnicas de arquivo e controle de documentos: classificação, codificação, catalogação e arquivamento de documentos;

12/11 às 20h - Noções de recursos humanos.

19/11 às 20h - Resolução de questões

26/11 às 20h - Resolução de questões

FORÇA, GUERREIROS!!! ✊🏼


Aulas anteriores no Youtube: https://youtube.com/orlandolimatreinamentos 

Conheça meu E-book: Fundamentos básicos da administração