Questão 1
A teoria administrativa das Relações
Humanas enfatiza as pessoas, os grupos e a organização informal, destacando a
importância da interação pessoal, das ações e das atitudes. Com relação à essa
teoria das Relações Humanas, analise as seguintes afirmativas.
I. Os elementos emocionais não planejados
e irracionais do comportamento humano não merecem atenção.
II. A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão do
trabalho, pois os empregados gostam de trocar de posição para variar e evitar a
monotonia, mesmo que contrariando a política da empresa.
III. No local de trabalho as pessoas
participam de grupos sociais dentro da organização e mantêm-se em constante
interação social.
Está
correto o que se afirma em:
A III, apenas.
B II
e III, apenas.
C l e II, apenas.
D I, II e III.
E I e III, apenas.
Questão 2
Nas relações humanas que ocorrem no
ambiente de trabalho, muitas vezes é necessário dar um retorno sobre ações e
desempenho aos colegas da organização. Esse processo, conhecido como feedback,
segue algumas regras. Nesse
sentido, o feedback deve ser
A avaliativo em vez de descritivo.
B claro para assegurar comunicação
precisa.
C geral em vez de específico.
D imposto em vez de solicitado.
E inoportuno.
Questão 3
Vera, servidora pública, exerce
atividades de atendimento ao público em uma unidade do TRT. Vera conhece muito
bem o funcionamento do seu setor de trabalho, procura manter-se atualizada com
relação às inovações envolvidas em suas tarefas e está sempre bem-humorada,
atendendo as pessoas com cordialidade e presteza. Nessa situação, o
comportamento profissional apresentado por Vera é de alta qualidade.
Certo
Errado
Questão 4
O Servidor, de acordo com as Relações
Humanas no trabalho, deve
A aproveitar as oportunidades do trabalho para solucionar problemas
pessoais.
B exercer
com dedicação e zelo todas as atribuições previstas para o cargo.
C comentar problemas particulares, criando assim, um clima de maior
intimidade.
D fazer comentários com os colegas da repartição sobre tudo o que acontece
ao seu redor e estar sempre atento à movimentação de todos os demais
Servidores.
Questão 5
Dentre as opções a seguir, a única que não pode ser considerada como característica das relações humanas
no trabalho é a opção:
A As
relações humanas ocorrem em decorrência do processo de interação.
B Em
situações de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades a
serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados: comunicação,
cooperação, respeito, amizade.
C Competência interpessoal é habilidade
de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada às necessidades de
cada uma e à exigência da situação.
D Flexibilidade perceptiva e
comportamental é uma comunicação a uma pessoa ou grupo no sentido de
fornecer-lhes informação sobre como sua atuação está afetando outras pessoas.
Ajuda o indivíduo ou grupo a melhorar o seu desempenho.
E Empatia é a capacidade de um membro
do grupo de colocar-se no quadro lógico de referência de outro membro do grupo
e, portanto, compreender seus pensamentos, sentimentos ou comportamentos.
Questão 6
Toda
pessoa com história de relacionamentos bem-sucedidos possui talento
interpessoal e tende a ser mais flexível no contexto social.
Certo
Errado
Questão 7
Liderança é o processo de conduzir as
ações ou de influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. No
que se refere aos estilos de liderança, assinale a alternativa correta.
A autocrática, burocrática e democrática.
B afetiva, liberal e democrática.
C autocrática, monárquica e
democrática.
D autocrática, liberal e burocrática.
E autocrática, liberal e
democrática.
Questão 8
Observe as afirmativas abaixo.
I O reconhecimento é o bastante para motivar alguém para realizar algo.
II Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para fazer outra coisa qualquer e vice-versa.
III A única forma que há de motivar alguém é através do incentivo do dinheiro.
Das afirmativas acima:
I O reconhecimento é o bastante para motivar alguém para realizar algo.
II Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para fazer outra coisa qualquer e vice-versa.
III A única forma que há de motivar alguém é através do incentivo do dinheiro.
Das afirmativas acima:
A apenas I está correta;
B apenas II está correta;
C apenas III está correta;
D apenas I e II estão corretas;
E todas estão corretas.
Questão 9
A habilidade de o líder influenciar o
comportamento das pessoas está relacionada a diferentes fontes de poder. O que caracteriza líder com poder de
competência é o fato de sua
A personalidade despertar a
identificação, o respeito e a admiração dos subordinados. CARISMA
B posição administrativa formal na
organização legitimar ordens impostas aos subordinados. HIERARQUIA
C autoridade ser exercida por meio da
outorga de recompensas a outras pessoas. RECOMPENSAS
D autonomia visar à punição ou à recomendação
de sanções. PUNIÇÃO
E habilidade superior ou atuação
gerar acolhida de recomendações em função de seu conhecimento especial.
Questão 10
Um dos principais problemas das teorias da motivação
está no fato de não incluírem, entre as principais necessidades humanas,
aquelas relacionadas à estima. Elas incluem apenas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e
de autorealização.
Certo
Errado TEORIA DAS NECESSIDAS!
Questão 11
A busca pela recompensa financeira
não é mais vista como única motivação para fazer um trabalho bem feito. Algumas
necessidades auxiliam na motivação
do trabalhador:
- Necessidades Fisiológicas - vitais do indivíduo, algumas destas, em relação à alimentação e proteção contra perigos.
- Necessidades Psicológicas - exclusivas do ser humano, e raramente satisfeitas totalmente. - Necessidade de Auto-realização
- satisfações maiores, vindas de metas próprias alcançadas.
Essas necessidades estão relacionadas na Teoria
- Necessidades Fisiológicas - vitais do indivíduo, algumas destas, em relação à alimentação e proteção contra perigos.
- Necessidades Psicológicas - exclusivas do ser humano, e raramente satisfeitas totalmente. - Necessidade de Auto-realização
- satisfações maiores, vindas de metas próprias alcançadas.
Essas necessidades estão relacionadas na Teoria
A das Relações Humanas.
B das Contingências.
C Clássica.
D Estruturalista.
E da Burocracia.
Questão 12
A dialética das Teorias X e Y, concebida por
McGregor, não é propriamente uma teoria da motivação, mas sim um modelo para a administração
de Recursos Humanos baseado na motivação.
Das premissas abaixo, qual pode ser considerada uma premissa da Teoria X?
Das premissas abaixo, qual pode ser considerada uma premissa da Teoria X?
A O ser humano médio tem natural
aversão pelo trabalho e tentará evitá-lo sempre que puder.
B A pessoa que estiver comprometida
demonstrará autodirecionamento e autocontrole rumo ao cumprimento das metas.
C O ser humano pode aprender, não
apenas a aceitar a responsabilidade, mas também a buscá-la.
D As recompensas estão associadas ao
nível de exigência, sendo que as recompensas mais significativas geralmente
estão ligadas à autorrealização.
E O ser humano médio não tem aversão
natural pelo trabalho, tudo depende das circunstâncias.
Questão 13
Ao se orientar colaboradores acerca
de como conversar com seus usuários, fornecedores e a comunidade em geral,
deve-se instruí-los a evitar o uso de siglas ou códigos internos da organização.
Certo
Errado
Questão 14
A comunicação interna é
demasiadamente importante e constitui-se como uma ferramenta que garante o bom
funcionamento da empresa. É correto afirmar que a CI garante
A a extinção de reuniões de alinhamento
de informações.
B potencialização dos resultados
negativos da empresa.
C propagação
da informação de forma rápida e precisa.
D a disseminação de informações
restritas.
E maximização dos efeitos de crise.
Questão 15
No seu ambiente de trabalho, você
reconhece dois sistemas de
comunicação distintos. Um deles faz parte da estrutura organizacional e
inclui relações de supervisão, grupos de trabalho, comitês permanentes e
sistemas de informação da administração, denominado sistema de comunicação.
A horizontal.
B informal.
C vertical.
D formal.
E ideacional.
Questão 16
Examinando a Comunicação
Organizacional podemos observar que a Comunicação Mercadológica está voltada para o relacionamento entre
a empresa e o público externo através da mídia, enquanto que a Comunicação Institucional refere-se
A ao
relacionamento da empresa com o seu público interno e externo, por meio de
diversos tipos de ferramentas.
B a divulgação dos produtos e serviços
da instituição por meio da propaganda e publicidade.
C ao efeito motivacional causado nos
colaboradores internos para a ampliação dos valores éticos da organização.
D ao relacionamento entre instituições
governamentais, de acordo com o estabelecido pelos tribunais de conta.
Questão 17
A respeito do tema comunicação
organizacional, assinale a opção considerada incorreta.
A É recomendável que exista
redundância, a fim de que a possibilidade de ruído seja diminuída.
B Todo
sistema de informação possui uma tendência entrópica, daí decorre o conceito de
ruído.
C Transmissor
é a pessoa que emite ou fornece as mensagens por intermédio do sistema.
D Destino significa a pessoa, coisa ou
processo a quem é destinada a mensagem no ponto final do sistema de
comunicação.
EInformação transmitida, mas não
recebida, não foi comunicada. Comunicar significa tornar comum a uma ou mais
pessoas uma determinada informação.
Questão 18
A comunicação organizacional no ponto
de vista da abrangência
pode ser:
A Comunicação Viável e Inviável;
B Comunicação Intra-Organizacional
e Extra Organizacional;
C Comunicação Infra-Organizacional e
Ontológica;
D Comunicação Extra Organizacional e
Antológica
Questão 19
Para uma organização, desenvolver
boas práticas de comunicação interna e externa também é uma ação estratégica
que objetiva a eficiência operacional. Com isso, reforça-se a identidade
organizacional e trabalha-se por uma prestação de serviço de melhor qualidade.
Com base nessas informações, assinale a alternativa correta acerca da comunicação na organização.
A O código é a forma ou o modo
utilizado pelo emissor para enviar a mensagem.
B O feedback é o
conjunto de signos que traduz o modo de se expressar.
C O canal de comunicação informa se a
mensagem foi recebida ou não.
D O feedback confirma
que a comunicação é um processo unilateral.
E O vocabulário técnico é um
exemplo de código utilizado.
Questão 20
A estrutura de Redes de Comunicação
se dá de três formas distintas: em roda, em cadeia ou em círculo. A este
propósito, considere a representação gráfica e as descrições abaixo:
1. Nessa rede de comunicação, a influenciação é lenta, a
acuracidade é pobre e a ênfase no líder não existe.
2. Nessa outra, a influenciação é
rápida, a acuracidade é boa e a ênfase no líder é marcada.
3. Nessa, a influenciação é rápida, a
acuracidade é boa e há muita ênfase no líder.
Assinale a opção que apresenta a
correta correlação entre a representação gráfica e a descrição dos três tipos
de redes de comunicação:
A I–1; II–3; III–2
B I–1; II–2; III–3
C I–3; II–2; III–1
D I–3; II–1; III–2
1B 2B 3C 4B 5D 6E 7E 8B 9E 10E
11A 12A13C 14C 15D 16A 17C 18B19E 20C
Cronograma de Hangouts
08/10 às 20h - Funções do processo administrativo:
planejamento, Organização, Direção e Controle;
15/10 às 20h - Seleção de Pessoal, treinamento de
pessoal e aperfeiçoamento de pessoal;
22/10 às 20h - Administração de materiais,
administração de patrimônio e gestão de estoque;
29/10 às 20h -
Processo de compras, licitações e pregões;
05/11 às 20h - Técnicas de arquivo e controle de
documentos: classificação, codificação, catalogação e arquivamento de
documentos;
12/11 às 20h - Noções de recursos humanos.
19/11 às 20h - Resolução de questões
26/11 às 20h - Resolução de questões
FORÇA, GUERREIROS!!! ✊🏼
Aulas anteriores no Youtube: https://youtube.com/orlandolimatreinamentos
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