Pesquisar este blog

Interpretação Textual (Parte II)

Lembra dos exemplos práticos do primeiro tópico da aula 01? Se não, volte a aula e leia com bastante atenção e após compare os mesmos conceitos com base na definição do dicionário, sentido denotativo. Vejamos como esse apresenta a ideia de compreensão e interpretação: clique no link a seguir e abra o dicionário online:
As definições mais importantes que encontrei foram estas:
Compreensão significa: “Faculdade de compreender, faculdade de entender, de perceber o significado de algo; entendimento.”
Interpretação significa: “Sentido em que se toma o que se ouve ou o que se lê, e que se julga ser o verdadeiro.”.
Após observar essa definição, veja no material para download o mapa mental em PDF mostrando as principais diferenças entre compreender e interpretar.
É com base nesses conceitos de interpretação e compreensão que vamos iniciar nosso cursinho. Responda o Quiz abaixo identificando qual questão é aquela que se refere a compreensão textual e qual se refere à interpretação de texto. O Quiz é composto por cinco questões. Lembre-se que essa resolução é importante para que nossa equipe de tutores acompanhe o seu desempenho.
Com base em seu nível de aprendizagem vamos intensificar nossos estudos.

Questões comentadas de interpretação textual
Olá, alunos e alunas
Chegamos a parte prática da nossa aula, certo? Vejam bem, iniciaremos o momento de resolução de questões comentadas.

Antes vamos analisar a imagem abaixo, que faz uma comparação entre os conceitos discutidos na aula 1. É necessário que você entenda que existem indicadores que apontam quando uma questão é de interpretação ou compreensão textual.
Percebeu que existe uma enorme diferença entre compreensão textual e interpretação? É importante que você entenda que quando a frase se referir ao que está no texto, por exemplo: "segundo o texto", estamos diante de uma questão de compreensão textual. Mas se, por exemplo, tratar-se de algo que está a parte, ou seja, fora do texto, como por exemplo: "infere-se". Essa é uma questão de interpretação textual. Isso é importante, para que você possa entender bem o texto, pois, quando se tratar de uma questão de compreensão, automaticamente, você irá procurar dentro do texto a sua resposta.

Nesse tópico analisaremos com calma a aplicação dos conhecimentos estudados nas aulas anteriores. É importante que você esteja atento às questões discutidas nesta aula, levando em consideração que veremos na prática tudo o que estudamos até agora.
O seguinte texto servirá de base para as duas questões que vamos comentar, lembrando que o Quiz servirá para avaliarmos seu desempenho até agora. Vamos lá?!

QUESTÕES COMENTADAS:
Texto 1:
“Passei a vida atrás de eleitores e agora busco os leitores.”
(José Sarney, na Veja, dez/97)
1) Deduz-se pelo texto uma mudança na vida:
a) esportiva
b) intelectual
c) profissional
d) sentimental
e) religiosa
Comentários:
Você conseguiu compreender o texto?
É importante que você saiba quem é o autor, mesmo que não o conheça isso não interfere na interpretação de sua fala ou intenção comunicativa. Observe que ele afirma enfaticamente que antes era uma coisa e hoje é outra. Você percebeu qual foi a mudança? Antes ele passou a vida atrás de eleitores, logo era político. Agora ele busca leitores, passou a ser escritor. Podemos concluir que a resposta correta é a letra “C”.
Antes de continuarmos quero que você reveja a questão e observe o conectivo inicial do enunciado: “deduz-se”. Lembra do quadro no início desta aula? Na 5ª linha da 2ª coluna, essa palavra relaciona-se com interpretação textual. É possível identificar se a questão é de interpretação ou compreensão conhecendo os conectivos.
Diante de questões como essa temos que buscar a informação nas entrelinhas, ou seja, o que está além do texto, aquilo que é resultado de nossas próprias conclusões. O texto que analisamos não diz que a mudança de vida foi profissional, mas que o autor vivia atrás de eleitores e agora busca leitores, portanto percebe-se a diferença entre ser político e escritor, duas profissões distintas.
Passemos a outra questão com base no mesmo texto.

2) O autor do texto sugere estar passando de:
a) escritor a político
b) político a jornalista
c) político a romancista
d) senador a escritor
e) político a escritor
Comentários:
Vejamos “o autor do texto sugere...” é uma questão de compreensão não é mesmo? O que ele sugere é o que devemos buscar no próprio texto, pois é aquilo que ele quer transmitir. Ora, o autor sugere que passou a vida atrás de eleitores, quem procura eleitores é político. Mas fique esperto! Nas alternativas aparece Senador que não deixa de ser político, no entanto é específico e o autor não sugere que tipo de político ele era, isso seria uma questão de interpretação sua, tendo em vista seu conhecimento de mundo ou competência enciclopédica que lhe diria que o José Sarney autor da frase em apreço é senador. Cuidado com as pegadinhas! Chegamos a conclusão com base no texto, que o autor deixa de viver atrás de eleitores (político) e passa a buscar leitores (escritor). O romancista apresentado na alternativa “c”, está incorreto pelo mesmo motivo, visto que romancista é quem escreve romance e o autor não sugere isso. Mas na alternativa “e” temos o nosso gabarito.

Resumo - Interpretação textual
Beleza Galera?!
Chegamos a reta final da nossa primeira aula! Espero que vocês tenham gostado.
Neste tópico trago até vocês um resumo da nossa aula, mas não acabamos por aqui vamos continuar praticando. Lembre-se quanto mais exercícios vocês fizerem mais chances terão de serem aprovados. Fica a dica!
Resumi essa aula em duas imagens. não esqueça de fazer download deste material em PDF:


10 Dicas de ouro para você aprender a interpretar bem um texto:
  1. Utilize um dicionário. Faça anotações das palavras desconhecidas e consulte-as;
  2. Aprenda a parafrasear o que ler, ou seja, reescrever a mesma frase, parágrafo ou texto com suas palavras;
  3. Utilize material impresso. Estudos comprovam que fazer anotações, virar página e manusear um livro físico ajuda a memorização;
  4. Faça uma leitura pausada;
  5. Observe como as palavras são utilizadas no contexto;
  6. Aprenda a extrair a ideia central do texto, ou seja, a ideia mais importante;
  7. A dica mais importante de todas: Leia mais, leia muito!;
  8. Veja se o sentido dado ao texto realmente faz sentido;
  9. Estude a gramática aplicada ao texto. Saiba como funciona as construções frasais. Mas, não estude a gramática isoladamente. Lembre-se de associar tudo ao contexto e ao texto; e
  10. Faça exercícios de palavras sinônimas e antônimas.