ESSA E OUTRAS FERRAMENTAS VOCÊ ENCONTRARÁ NO CURSO: 50 FERRAMENTAS DE GESTÃO.
Tenha acesso a um conteúdo exclusivo; Aprenda a diagnosticar e resolver problemas; Estude uma ferramenta por videoaula; Entenda o contexto de aplicação das ferramentas; Receba um certificado de participação de 4h; Ganhe um E-book Exclusivo Grátis.
A ciência da administração ou gestão, em qualquer esfera pública ou privada, possui o que chamamos de fundamentos, ou seja, sua base de conhecimento.
O processo administrativo, a saber: planejamento, organização, direção e controle, representa o papel do administrador por que é exercido em em qualquer contexto. Sem exceções, todo e qualquer administrador precisa: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Pensando nisso, desenvolvi um curso que abrange todas as etapas do processo com um diferencial: cada etapa requer à prática do pensamento sistêmico e, comumente, utilização de ferramentas de apoio. Trata-se de explorar e determinar aplicações práticas em cada parte do processo através das ferramentas gerenciais apresentadas no decorrer do curso.
Neste curso ensinarei, essencialmente, o passo a passo do processo administrativo e como ele se desenvolve.
Na primeira parte, você descobrirá os tipos de planejamento existentes como, por exemplo, planejamento estratégico, tático e operacional. Então, vamos explorar todo mapa estratégico e, com isso, você poderá desenvolver um planejamento estratégico simples, todavia, bem fundamentado. Nesse ponto que entra os conceitos essenciais da função administrativa PLANEJAMENTO.
Na segunda parte, você será conduzido a entender o processo com um todo, ou seja, a perceber a interação existente entre o planejamento e a organização, bem como, a interação entre todas as outras partes para que seu conhecimento possa ser materializado em suas ações administrativas. Nesta etapa, o estudo acerca das estruturas organizacionais e todas as suas diretrizes básicas nos serão bastantes úteis como, por exemplo, amplitude de controle, unidade de comando etc. A essa altura você, há muito, terá aprendido conceitos importantes sobre a função ORGANIZAÇÃO.
Na terceira parte, já familiarizado com nossa metodologia, você aprenderá o porquê é importante direcionar os esforços da sua equipe para objetivos comuns. Aprenderá também o conceito de liderança, as características e competências do líder eficaz. Além das principais teorias da escola das relações humanas, ou seja, Maslow e Herzberg. Ao final dessa parte você terá bagagem suficiente para elaborar uma excelente gestão de pessoas através dos fundamentos da função DIREÇÃO.
Na quarta e última parte, com base na construção de entendimento acerca das demais funções administrativas, você poderá criar dispositivos de controle, com vistas a acompanhar o desempenho das funções anteriores. Para tanto, é necessário entender como funciona o KPI (Indicadores-chave de performance) e os instrumentos de CONTROLE que serão disponibilizados no decorrer do curso.
Portanto, você APRENDERÁ como GERENCIAR MELHOR com base nas FUNÇÕES DO PROCESSO ADMINISTRATIVO. Conhecerá o papel do administrador em cada etapa do processo e receberá uma CAIXA DE FERRAMENTAS com 50 Ferramentas de Gestão.
O diagrama de Ishikawa também conhecido como Diagrama espinha de peixe, ou diagrama causa e efeito é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Dr. Kauro Ishikawa, um estudioso da qualidade e especialista em controle da qualidade. No japão, foi consultor de grandes empresas em sua época. O seu método se tornou vastamente conhecido por ser simples e eficaz. Trata-se de uma ferramenta capaz de identificar as causas primárias e secundárias de um determinado problema ou efeito conhecido. Ishikawa acreditava seu método seria capaz de diagnosticar a causa-raiz de 95% dos problemas com efeitos conhecidos.
Diante disso, este curso foi pensado para ser um curso conciso e específico sobre o uso da ferramenta. Portanto, você será capaz de entender o funcionamento do método e aplicá-lo no seu dia a dia. Tanto para resolver problema simples, quanto para resolver problemas complexos.
Então, esse curso está dividido em três partes e em algumas seções. Na primeira parte, vamos conhecer um pouco mais sobre o autor da ferramenta, o Dr. Kaoru Ishikawa, assim como, o método que ele usou para viabilizar seu diagrama, além de entender como a ferramenta funciona.
Na segunda parte, vamos nos aprofundar no método 6Ms (Método, Máquina, Matéria-prima, Mão-de-obra, Material e Meio ambiente), vamos entender cada parte que compõe o método 6Ms para pudermos avançar em função da construção do diagrama.
Na terceira e última parte, vamos construir através de um passo a passo em cinco etapas o nosso diagrama.
As etapas são: Identificação do problema (Efeito conhecido); Utilização do Método 6M; Desenhar o diagrama; Priorizar os problemas (Causas identificadas); e Elaborar plano de ação.
Ao final, você será capaz de resolver variados tipos de problemas na sua empresa, projeto ou cotidiano de forma simples e assertivas. Habilitado a prestar serviços de elaboração de diagnósticos com base no Diagrama de Ishikawa de forma autônoma. Portanto, desde já quero lhe parabenizar por ter chegado até esta página e lhe convidar a assistir às aulas iniciais e se houver interesse se inscrever no curso.
Aprenda como utilizar o diagrama causa e efeito para diagnosticar e resolver problemas simples e complexos.
O diagrama de Ishikawa também conhecido como Diagrama espinha de peixe, ou diagrama causa e efeito é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Dr. Kauro Ishikawa, um estudioso da qualidade e especialista em controle da qualidade. No japão, foi consultor de grandes empresas em sua época. O seu método se tornou vastamente conhecido por ser simples e eficaz. Trata-se de uma ferramenta capaz de identificar as causas primárias e secundárias de um determinado problema ou efeito conhecido. Ishikawa acreditava seu método seria capaz de diagnosticar a causa-raiz de 95% dos problemas com efeitos conhecidos.
Diante disso, este curso foi pensado para ser um curso conciso e específico sobre o uso da ferramenta. Portanto, você será capaz de entender o funcionamento do método e aplicá-lo no seu dia a dia. Tanto para resolver problema simples, quanto para resolver problemas complexos.
Então, esse curso está dividido em três partes e em algumas seções. Na primeira parte, vamos conhecer um pouco mais sobre o autor da ferramenta, o Dr. Kaoru Ishikawa, assim como, o método que ele usou para viabilizar seu diagrama, além de entender como a ferramenta funciona.
Na segunda parte, vamos nos aprofundar no método 6Ms (Método, Máquina, Matéria-prima, Mão-de-obra, Material e Meio ambiente), vamos entender cada parte que compõe o método 6Ms para pudermos avançar em função da construção do diagrama.
Na terceira e última parte, vamos construir através de um passo a passo em cinco etapas o nosso diagrama.
As etapas são: Identificação do problema (Efeito conhecido); Utilização do Método 6M; Desenhar o diagrama; Priorizar os problemas (Causas identificadas); e Elaborar plano de ação.
Ao final, você será capaz de resolver variados tipos de problemas na sua empresa, projeto ou cotidiano de forma simples e assertivas. Habilitado a prestar serviços de elaboração de diagnósticos com base no Diagrama de Ishikawa de forma autônoma. Portanto, desde já quero lhe parabenizar por ter chegado até esta página e lhe convidar a assistir às aulas iniciais e se houver interesse se inscrever no curso.
“Se não pode medir, não pode gerenciar” (Peter Drucker)
Por que controlar?
Acompanhar o alcance dos objetivos
Corrigir rotas, prevenir desvios.
Corrigir desvios ou não conformidades.
Tomar melhores decisões, isto é, ter maior controle sobre decisões
As ações estão de acordo com os objetivos e metas da empresa?
A função controle na administração significa acompanhamento/monitoramento em relação aos recursos humanos e materiais. Portanto, é na função controlar que se estabelece parâmetros, mede-se desempenho, além de comparar o desempenho com os parâmetros. Não havendo não-conformidades prossegue a execução.
Em todo tempo é necessário revisar os parâmetros, processos de controle e implantar medidas preventiva e/ou corretivas. Em relação aos processos? Como o controle acontece? Em relação aos processos o controle ocorre de forma a mensurar qualitativa e quantitativamente por métodos estatísticos, para tanto, utilizamos várias ferramentas com objetivo de atender a este propósito.
Uma das ferramentas mais utilizadas é o cronograma de controle capaz de monitorar tarefas.
O controle, encontra-se nas demais funções administrativas em todos os níveis organizacionais. Além disso, existem vários tipos de controle como, por exemplo, o controle por padrões:
O Controle por padrões se divide em três grupos:
Critérios para avaliação de resultados;
Critérios burocráticos; e
controle informal de grupo
Controle por tempo
Esse tipo de controle se divide em dois grupos:
Controle preventivo x corretivo
Controle preventivo:
Esse tipo monitora aquelas circunstâncias e contextos que podem gerar problemas.
Controle corretivo:
É o controle que detecta e resolve os problemas tão logo sejam identificados.
Controle por nível hierárquico:
1. Operacional: Execução de processos, atividades e tarefas operacionais
2. Gerencial: Desempenho das área funcionais
3. Estratégico: Realização da missão, estratégia e objetivos
Você conhece as cinco etapas do planejamento estratégico?
Definição de negócio (Etapa 1)
Nesta vamos levantar informações qualitativas acerca da sua empresa/projeto.
Análise de cenário (Etapa 2)
Aqui vamos fazer análises internas e externas acerca da sua empresa/projeto.
Objetivos Estratégicos (Etapa 4)
Onde iremos definir os principais objetivos estratégicos, metas e indicadores.
Etapa Direção (Etapa 3)
Nesta nós iremos aplicar o BSC - Balanced Scorecard
Etapa Operação (Etapa 5)
Por fim, vamos colocar efetivamente o planejamento em ação.
Neste curso os alunos aprenderão as cinco etapas que conduzem um planejamento estratégico simples.
Estou muito feliz em compartilhar com vocês um curso que elaborei com bastante carinho. Trata-se de um curso de introdução ao Planejamento Estratégico. Então, quem quiser saber mais sobre, basta seguir o link promocional com 80% de desconto.
Visite a página inicial do curso. Clique no link ou copie e cole no navegado:
Controle por nível hierárquico: Operacional, Gerencial e Estratégico.
Qual a importância do controle nos três níveis hierárquicos? Para acompanhar a realização da missão, estratégia e objetivos; Analisar desempenho das áreas funcionais; Acompanhar a execução de processos, atividades e tarefas operacionais
O controle em todos os níveis segue o fluxo: Estabelecimento de padrões. > Avaliação de resultados. > Comparação dos resultados com os padrões. > Ação corretiva quando ocorrem desvios. Como a função controle se comporta em cada nível? I. Controle operacional
I. Curto prazo II. Controle sob tarefas e ações III. Controle mais detalhado IV. Manuais operacionais V. Controle no dia a dia VI. Atividades específicas.
II. Controle tático
I. Médio prazo II. Controle sob planos táticos III. Ações do departamento IV. Controle sobre metas organizacionais V. Planos táticos.
III. Controle Estratégico
I. Longo prazo II. Controle sob planejamento estratégico III. Ações institucionais IV. Controle sobre macro objetivos organizacionais V. Aspectos globais VI. Conteúdo genérico VII. Estabelecimento de padrões de desempenho.
Aprenda como criar um Planejamento Estratégico em 5 etapas: definição, análise ambiental, objetivos, direção e operação.
O Planejamento Estratégico tem sido para as empresas uma das maiores armas para proteger os negócios em meio as crises e instabilidades. Um bom planejamento é responsável por garantir a manutenção de uma empresa saudável.
Porém, muitos empresários ainda não possuem o hábito de criar planos estratégicos focando sua atuação mais no âmbito gerencial e operacional. Sabemos que todos os tipos de planejamento são importantes. No entanto, o planejamento estratégico é a base para toda operação empresarial, senão vejamos:
A maioria das grandes empresas fazem planejamento estratégico tendo em vistas alinhar missão, visão e valores; O planejamento estratégico nos ajuda a definir um norte com base em um horizonte estratégico;
Com base no horizonte estratégico a empresa consegue atuar de forma centrada nos seus objetivos e metas; Analisar aspectos internos da organização e externos onde essa atua;
A definição de objetivos estratégicos conduz a empresa ao sucesso; Estabelecer indicadores para verificar se os resultados estão sendo alcançados; Em um mundo extremamente competitivo é preciso planejar cada vez melhor.
A uma frase bastante conhecida que diz: "se você não sebe para aonde vai, qualquer caminho serve". Então, uma empresa ou projeto sem objetivos claros e coerentes é uma empresa fadada ao fracasso.
Fazer planejamentos estratégicos é uma questão de sobrevivência, pois, parafraseando Sun Tzu conhecer a si mesmo (A empresa) e o inimigo (Concorrente) é prerrogativa para vencer a guerra (sobreviver no mercado).
O mercado é implacável.
Planejar é prerrequisito para uma atuação eficiente, eficaz e efetiva.
Portanto, diante disso é necessário entender a importância do planejamento nesse nível, pois, é na verdade uma necessidade da empresa.
Neste curso de introdução ao planejamento estratégico:
Você aprenderá as cinco etapas que conduzem um planejamento simples e intuitivo. Quais sejam:
Definição de negócio (Etapa 1)Onde vamos levantar informações qualitativas acerca da sua empresa/projeto.
Análise de cenário (Etapa 2)Onde vamos fazer análises internas e externas acerca da sua empresa/projeto.
Etapa Direção (Etapa 3)Onde iremos definir os principais objetivos estratégicos, metas e indicadores.
Objetivos Estratégicos (Etapa 4) Onde iremos aplicar o BSC - Balanced Scorecard
Etapa Operação (Etapa 5)Onde vamos colocar efetivamente o planejamento em ação.
Por fim, você aprenderá a utilizar as ferramentas de apoio em cada etapa e estará apto a implementar um planejamento estratégico conciso, mas bastante completo em sua organização, projeto ou protótipo.
Teoria neoclássica da administração é um conjunto de teorias que surgem na década de 1950. Os maiores teóricos são Dr. Peter Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.
Nesta aula eu explico como você pode criar o seu Model Business Canvas Online através da plataforma web Sebrae Canvas. Então, não perca tempo elabore quantos modelos de negócios você quiser e deixe-os salvos na nuvem. Acesse quando e onde quiser gratuitamente. Além disso, você ainda pode compartilhá-lo com outras pessoas e montar o modelo em grupo. O exemplo que citei nesta aula foi de um negócio relacionado a treinamento empresarial. Assista a aula completa no curso.
A gestão financeira é peça fundamental para o desenvolvimento da sua empresa. É importante saber distinguir os conceitos de DFC e DRE. As reuniões estratégicas para analisar o demonstrativo de resultado do exercícios é um prática que gera bastantes resultados para a empresa. Analisar lucratividade, rentabilidade, ponto de equilíbrio entre outras coisas.
Ser empreendedor é algo que permeia o imaginário de milhares de pessoas no Brasil, mas, infelizmente, segundo o SEBRAE nosso país quebra records em taxas de falência, os números são preocupantes cerca de 48% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos três primeiros anos de vida. Isso ocorre porque o empreendedor vai empreender sem conhecer os princípios que sustentam uma empresa saudável. Você não precisa ser um expert em gestão, nem fazer MBA em Harvard, mas precisa conhecer princípios de gestão para poder estruturar bem o seu negócio.
A proposta desse curso é ensinar como organizar e gerenciar uma pequena empresa a partir do zero. Ao concluir esse curso você será capaz de:
Entender como organizar uma empresa através dos fundamentos da gestão empresarial;
Aprender a utilizar métodos e ferramentas de gestão;
Elaborar um modelo de negócio através do Canvas online;
Entender a importância do Mapa estratégico;
Criar organogramas;
Entender a importância da gestão por processos;
Editar contratos de posicionamentos;
Fazer modelagem e mapeamento de processos;
Criar fluxogramas com a ferramenta Heflo;
Elaborar os procedimentos operacionais padronizados;
Elaborar regulamento interno;
Elaborar controles internos;
Gerir por indicadores de desempenho;
Implementar uma gestão financeira;
Aprender como fazer uma análise de DRE simples;
Utilizar sistemas de gestão online e gratuitos;
Conhecer as principais ferramentas de gestão da qualidade;
Elaborar e gerenciar projetos através do Trello;
Elaborar funil de vendas com o PipeFy; e
Criar apresentações poderosas para comunicação institucional.
Além de aprender esses tópicos citados acima, você ainda receberá os seguintes bônus:
10 ferramentas de gestão da qualidade em formato excel para download
Uma ferramenta de controle de estoques em formato excel para download
Uma planilha de diagnóstico de gestão empresarial em formato excel para download
E-book o mito do empreendedor em formato PDF para download
Entenda melhor as funções do processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar numa perspectiva moderna.
A ciência da administração ou gestão seja em qualquer esfera, pública ou privada, possui o que chamamos de fundamentos básicos. Conhecer o processo administrativo e como ele acontece é importante para entender a própria administração em si.
Neste curso ensinarei, essencialmente, o passo a passo do processo administrativo e como ele se desenvolve. Trata-se de explorar todas as etapas e determinar aplicações práticas em cada uma delas através das ferramentas gerenciais apresentadas no decorrer do curso.
Na primeira parte, o aluno vai descobrir os tipos de planejamento existente planejamento estratégico, tático e operacional. Vamos explorar todo mapa estratégico com isso, o aluno poderá desenvolver um planejamento estratégico simples, todavia bem fundamentado com base nos conceitos essenciais da função administrativa planejar.
Na segunda parte, o aluno vai ser conduzido a perceber a interação existente entre o planejamento e a organização, bem como, a interação entre todas as outras partes para que seu conhecimento possa ser materializado no dia a dia. Nesta etapa o estudo acerca das estruturas organizacionais se faz pertinente. Além disso, o aluno aprenderá conceitos importantes sobre a função organizar. Então, na etapa de organização o aluno descobrirá como ocorre a construção da estrutura organizacional e todas as suas diretrizes básicas.
Na terceira parte, o aluno vai aprender o porquê dirigir. Aprenderá também o conceito de liderança, as características e competências do líder eficaz. Além das principais teorias da escola das relações humanas.
Na quarta e última parte, o aluno terá construído um conhecimento básico, mas sólido acerca das demais funções administrativas e poderá criar dispositivos de controle para todas as outras funções. Para tanto, entenderá como funciona os KPIs.
Portanto, com este curso você vai aprender como gerenciar melhor e entenderá como as funções do processo administrativo funcionam dentro de uma perspectiva moderna.
Então, o que esta esperando? Aprenda a gerenciar melhor através dos fundamentos básicos da administração.
O MANIFESTO ÁGIL Apresenta uma
metodologia dirigida por valores. Capaz de responder às mudanças. Com foco nas
pessoas e na interação entre elas. Tendo como parâmetro de qualidade o produto
que funciona. Uma das principais características da metodologia ágil é a
constante colaboração com o cliente, onde as entregas de valor são pensadas e
repensadas. Diferentemente do método tradicional, que é dirigido por processos,
em função do plano rígido e altamente elaborado, com foco em processos e
ferramentas, e uma vasta documentação. Tendo uma interação mínima com o
cliente, a qual se dá por meio de negociação e contrato.
Por que utilizar a gestão ágil de
projetos?
Bem, digamos que o cliente possui uma
ideia vaga do resultado que espera com o projeto, mas não sabe exatamente o que
quer. Além disso, por causa da falta de clareza, os requisitos do projeto vivem
mudando. Disfunções provocadas por falta de compreensão clara entre cliente e
equipe, ocorrem por falta de comunicação no decurso do projeto. É possível
ainda que a estratégia de negócio perca o sentido até o fim do projeto, com ela
o processo também muda. Então, faz-se necessário utilizar uma metodologia
flexível e que atenda principalmente às necessidades presentes do cliente, em
todo tempo.
Portanto, a gestão ágil vem de encontro
a essas necessidades. O cliente recebe entregas incrementais a cada ciclo e
pode avaliar se o projeto está no caminho certo de acordo com sua visão do
projeto ou resultado esperado.
Outro motivo para utilizar o Scrum é
que ele é uma das metodologias Ágeis mais populares. É uma metodologia de
adaptação, iteratividade, rapidez, flexibilidade e eficiência, projetada para
fornecer um valor significativo de forma rápida durante todo o projeto.
O Scrum garante a transparência na
comunicação e cria um ambiente de responsabilidade coletiva e progresso
contínuo. O framework Scrum, conforme definido no Guia SBOK™, é estruturado de
tal forma que apoia o desenvolvimento de produtos e serviços em todos os tipos
de indústrias e em qualquer tipo de projeto, independentemente de sua
complexidade. Fonte: Guia SBOK 3º ed., pág. 2 Scrum GESTÃO ÁGIL.
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