Pesquisar este blog

Como encontrar a causa-raiz do problema?



O diagrama de Ishikawa tem por finalidade analisar as causas primárias e secundárias de um determinado problema. Com esta ferramenta é possível avaliar os efeitos dos problemas, inferir suas causas e, assim, criar meios de agir efetivamente sobre elas. 
O diagrama é bastante utilizado na análise e resolução de problemas. Recebe o nome de Diagrama de Ishiwaka em homenagem ao seu criador Kaoru Ishikawa, um dos expoentes da qualidade, mas também é muito conhecida por diagrama de causa-efeito.
O formato da ferramenta lembra uma espinha de peixe, onde a cabeça do peixe representa o problema ou efeito conhecido, enquanto as espinhas representam as causas primárias. Existem vários modelos, o mais tradicional agrupa os efeitos em 6 grupos, também chamados de 6Ms: 1. Meio Ambiente, 2. Material, 3. Matéria Prima, 4. Mão-de-obra, 5. Método e 6. Máquina.
Essas causas primárias são analisadas para se chegar a causa-raiz de determinado problema. Observe que nem sempre o problema central é identificado no início, quando temos um problema, via de regra, percebemos antes de qualquer coisa o efeito que esse problema produz, portanto necessitamos de uma ferramenta visual como o diagrama de Ishikawa para facilitar o diagnóstico.
A etapa final é a criação de um plano de ação corretivo que possa sanar o problema, ora, identificado. Isso é importante para evitar retrabalhos que são gerados pela resolução dos efeitos superficiais do problema em questão.
Vejamos um exemplo prático:
Vamos imaginar que você identifique um determinado problema na impressão. Sua impressora está funcional, no entanto as folhas estão saindo manchadas, logo esse é o efeito percebido. Mas, a causa ainda é uma incógnita. Então, você utiliza o diagrama e descobre quatro possíveis causas: M1 (Meio ambiente) – A máquina está superaquecendo por causa do ambiente que não está climatizado; M2 (Material) – A tinta da impressora não é de uma marca autorizada; M4 (Mão-de-obra) – Não há manutenção preventiva nos cartuchos; e M6 (Máquina) – A impressora é uma máquina antiga.
Observe que uma dessas causas, a M2 (Material), apresenta uma relação mais forte com o efeito apresentado, ou seja, as folhas estão saindo manchadas porque a tinta utilizada não é adequada para máquina. Observou como é prático? Pois bem, isso fica ainda mais simples sendo visualizado através do diagrama “espinha de peixe”. Até o próximo artigo! Abraços.