Pesquisar este blog

A empresa que só funciona na presença do dono...






A empresa que só funciona na presença do dono...


Orlando Lima

Se a empresa só funciona com o dono, existe algo errado. Por exemplo: “a padaria do João” só funciona com a presença dele. Quando ele não está o pão perde o sabor, o atendimento é ruim, os clientes reclamam etc. Isso tudo porque o João e a empresa são ambos a mesma pessoa. Observe que ela carrega o nome dele, pois, é assim que todos a conhecem. Ela encontra-se numa fase de vida chamada de " a infância", que é muito diferente de uma empresa na maturidade, ou seja, bem organizada para funcionar mesmo sem a presença do dono como, por exemplo, as franquias Mc'Donalds, Subway e a Cacau Show. 

Como reconhecer uma empresa na infância? Como dito, anteriormente, o proprietário e o negócio são uma coisa só.  Se você tirar o proprietário do negócio na infância, não existirá mais negócio e aquela empresa irá fechar. Mas por quê? Porque uma empresa na fase da infância não consegue sobreviver por muito tempo sem o seu dono estar presente.

Além disso, os clientes se acostumaram a terem ele, o negócio é ele e é isso que eles (os clientes) querem. Os clientes confiam apenas no dono da empresa. Mas, o trabalho aumenta e, infelizmente, ele não consegue ser por muito tempo o malabarista-mestre e deixa as bolas caírem. Ora, são muitas bolas e ele não consegue segurar todas. Pois, além de ter que lidar com os trâmites burocráticos, ainda precisará fazer tudo e mais um pouco, se não os clientes vão procurar outro lugar. Isso ocorre porque o crescimento de uma empresa é inevitável ou ela cresce ou morre, uma vez que ela tem que crescer não poderá continuar na fase da infância e o proprietário não poderá dá conta de tudo. 

Qual seria a sua atitude em relação a isso? O que determina o seu sucesso ou fracasso como empreendedor? Sua empresa existe para funcionar perfeitamente mesmo sem a sua presença. Ela existe para que você possa através dela realizar os seus sonhos e também contribuir para a melhoria de vida dos seus funcionários e clientes.

Dessa forma, surge a necessidade de entender como transformar sua empresa em um sistema que lhe proporcione realizar tudo isso. Então, aqui vai a dica prática desse post: identifique se sua empresa funciona mesmo sem a sua presença, se não a faça funcionar.  Para isso você pode pedir ajuda de um especialista para fazer um diagnóstico de gestão empresarial em sua empresa e, consequentemente, te ajudar a organizá-la para funcionar eficientemente mesmo sem a sua presença.