Boa noite concurseiro! Algumas questões de administração geral. Vamos lá?
(Questão 1)
Com relação às abordagens administrativas que abrangem desde a teoria clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir
Comentário:
Essa frase está corretíssima, ao analisar a ideia central do conceito de contingência chegaremos a seguinte conclusão: ação sobre um determinado acontecimento que tem por fundamento a incerteza. Senão vejamos:
Então, o modelo de administração contingencial está pautado no pressuposto de que às mudanças do ambiente são elementos-chave para a organização adaptar-se a novas demandas, realidades e oportunidades.
Esta foi uma questão da banca Cespe, concurso para analista da FUNPRESP desse ano, 2016. Questão bem tranquila.
Alternativa: correta!
(Questão 2)
função controle é mais marcante na abordagem:
a) Patrimonialista
b) Contingencial
c) Sistêmica
d) Burocrática
e) Gerencial
Comentário:
Pois bem, vamos partir da lógica: a função controle está presente em todos os modelos e abordagens gerenciais, mas pense bem: qual modelo enfatiza mais esse tipo de função? seria o modelo patrimonialista? que estava presente nas administrações públicas quando não podia se distinguir o que era público do que era privado, a ênfase desse tipo de modelo era a disposição da dominação patriarcal em atenção as necessidades do indivíduo ou grupo que detinha o poder estatal. O controle como conhecemos na função pública passou longe nesse tipo de abordagem.
Agora vejamos, a abordagem contingencial como comentada na questão anterior se preocupa mais com as mudanças do ambiente e por isso não possui uma definição clara de controle, visto que trabalha muito com a incerteza.
A abordagem sistêmica apresenta por sua vez a ênfase no todo organizacional, ou seja, na integração do todo com as partes envolvidas o que nos leva a crer que a função mais preponderante é a de planejar.
Chegamos na abordagem burocrática como já devemos saber, esse tipo de abordagem apresenta a organização como sendo, eficiente por excelência! Segundo propões Max Weber, "é um modelo que explica em detalhes como as coisas devem ser feitas".
A despeito disso, podemos observar claramente a ênfase dada a função controle, visto que a burocracia tende a padronizar os processos e para tanto, é preciso haver controle! temos então nosso gabarito, letra "d".
A abordagem gerencia foca nos resultados organizacionais e o planejamento, organização, coordenação é tão importante quanto o controle.
Gabarito: letra "d".