Pesquisar este blog

Questões comentadas de administração da banca ESAF #01

Captura de tela de 2016-06-10 23:58:17.png

Até aqui vimos o conceito de planejamento, assim como as quatro funções organizacionais! (vide: posts anteriores) a despeito delas foi possível entender que o planejamento por mais que seja o tema central, não pode ser confundido com as demais funções administrativas, a saber: organização, direção e controle. Muito importante é não esquecer que não existe um consenso quanto ao inicio do planejamento que pode ser com o traçar objetivos ou com a análise de cenários, mas isso não interfere no teor conceitual do nosso objeto de estudo. 

Portanto, para finalmente resolver a questão nº 1 vamos em busca da definição de planejamento, feito isso temos que analisar os quatro pontos, os quais dão ideias pouco completas e as vezes equivocadas de planejamento, mas a definição um: “definir resultados a serem alcançados” resume o conceito de planejamento em uma só frase. 

O ponto dois trata de recursos e distribuição desses portanto não está correto, pois a função que se aplica neste caso é a de organizar! Pensar no futuro traz uma ideia incompleta do planejamento, visto que o ato de planejar envolver pensar avaliar o presente e analisar o passado, pensar o futuro é apenas uma forma de sugerir cenários que é uma ação de planejar e não o planejamento em si. 

Assegurar a realização de objetivos está, intrinsecamente, relacionado a ideia de controle, uma ação pós planejamento, pois só podemos controlar aquilo que já desenvolvemos, isso não precede o planejamento que nos traz a ideia de criar objetivos (planejar ações). 

Mas não podemos confundir esse planejar ações com o simples fato de executá-las. Dessa forma, executar atividades não traduz em sua totalidade a ideia de planejamento, antes se apresenta apenas como consequência inerente a essa.  

Alternativa correta letra “D”.

módulo1_questão_2_aula00.png

O planejamento pode ser Estratégico, tático ou operacional. Dependendo o nível organizacional em que se desenvolve. Cada nível de planejamento possui suas características, por exemplo, no nível operacional diz respeito ao planejamento de curto prazo, o famoso “chão de fábrica”. 

Neste nível podemos falar em pequenos planos de execução ou ações executivas para implementação de processos do cotidiano da empresa, como por exemplo, organização de uma teleconferência e o suporte para tal. 

Mas quando subimos de nível o planejamento vai ganhando um conceito mais generalista e menos detalhado, por exemplo, no nível intermediário, o planejamento tático assume os serviços de planejamento das áreas funcionais da empresa, o gerente de marketing, por exemplo, deve gerenciar seus planos com base no planejamento estratégicos que são os macro-objetivos organizacionais, para obter êxito. 

Dessa forma o gerente transforma os esses macro-objetivos em plano táticos para que sua implementação culmine com a execução deste por parte do pessoal de execução. Então, nessa lógica o nível mais abrangente e generalista é o nível estratégico que possui objetivos a longo prazo e trata de temas mais gerais da organização, determinando qual rumo essa organização irá tomar. 

Portanto, a alternativa “a” está correta! Pois, determina que o planejamento estratégico é de longo prazo e que diz respeito a análise global do cenário o que já sabemos ser verdade.

Alternativa correta letra “A”.


Abraços,
fiquem com Deus!
Postado por: Orlando Lima, Blog SC.