Estudando acerca da mudança (processo de mudança organizacional), elemento fundamental no desenvolvimento das organizações como um todo e em seus parâmetros individuais, no que se refere, a gestão de pessoas. Descobri que mudar é assumir nova postura frentes aos desafios do cotidiano. Mas, nem todos querem a mudança, digo isso porque, toda mudança implica reorganização, sair de um estágio, aparentemente, cômodo para outro mais desafiador, novo! portanto, surgem barreiras naturais, isto é, nas organizações (barreiras organizacionais).
Essas surgem de forma aparente ou oculta por meio do discurso dos opositores da mudança. Discurso esse que não revela os reais interesses. Por trás de todo discurso existe uma segunda ou terceira intenção! premissa um tanto quanto filosófica, mas do ponto de vista, social algo de bastante importância para o desenvolvimento com base nas mudanças!
Os indivíduos resistentes às mudanças assim o fazem porque existem na própria estímulos de comparação entre o estado atual e o estado novo, ou seja, entre a situação atual e a sua situação pós mudança, para tanto, esses fazem comparações no campo financeiro, social, condições de segurança, entre outros.
Como meio de reduzir essa resistência o gestor de pessoas pode desenvolver formas de apresentar os elementos positivos que incidem sobre a mudança, dessa forma, muitos indivíduos poderiam ponderar mais racionalmente acerca dos seus benefícios. A comunicação é um instrumento, largamente, utilizado para esse fim.
É “transferência e compreensão de significado” (ROBBINS, 2010, p. 325), havendo compreensão do que fora transmitido dizemos que há comunicação. A comunicação interna, aquela feita entre os agentes públicos, deve aproximar as ações individuais com o intuito de alcançar os propósitos coletivos. A comunicação acontece, portanto, mediante alguns elementos que lhes são próprios, a saber:
Emissor – iniciante da mensagem.
Receptor – a quem a mensagem é dirigida.
Mensagem – produto base da comunicação, que traz o significado.
Codificação – conjunto de signos em que é convertida a mensagem.
Decodificação – tradução de signos e símbolos da mensagem pelo receptor.
Canal – meio que transmite a mensagem. Pode ser formal ou informal.
Ruído – qualquer barreira que distorce a mensagem.
Feedback – dá o retorno sobre a compreensão da mensagem.
Emissor – iniciante da mensagem.
Receptor – a quem a mensagem é dirigida.
Mensagem – produto base da comunicação, que traz o significado.
Codificação – conjunto de signos em que é convertida a mensagem.
Decodificação – tradução de signos e símbolos da mensagem pelo receptor.
Canal – meio que transmite a mensagem. Pode ser formal ou informal.
Ruído – qualquer barreira que distorce a mensagem.
Feedback – dá o retorno sobre a compreensão da mensagem.
No estudos das relações interpessoais veremos que essa comunicação não ocorre tão linear como aparenta ser, pois, existe uma série de outros fatores que a influenciam. Voltando ao processo de mudança, podemos dizer que essa fica condicionada a uma boa comunicação, essa outra depende de todos os indivíduos que realizam a comunicação no meio informal atua com base em funções psicológicas, por meio de linguagem verbal ou não-verbal.
Concluo dizendo que as barreiras enfrentadas pela mudança podem ser desfeitas pela comunicação. Aproveito para chamar sua atenção concurseiro! dois assuntos que costumam cair nas provas de conhecimento específicos de administração como as da UFRN (assistente em administração), acabei de citá-los nesse pequeno resumo: Mudança organizacional e comunicação nas organizações.
Abraços, Fiquem com Deus!
Postado Por: Orlando Lima, Sinergia Concursos.
Veja também: Série Resumão Sinergia