(UFERSA_2013) De acordo com a complexidade das tarefas executadas, a administração de uma organização pode ser dividida em três níveis: alta administração, média administração e administração operacional. No tocante a alta administração, é correto afirmar que
a) É responsável pela implementação de tarefas administrativas.
b) É responsável pelo estabelecimento de objetivos e estratégias da organização.
c) Realiza planejamento, organização, direção e controle das atividades rotineiras.
d) Realiza a supervisão das pessoas na execução das tarefas.
Comentários:
a) As tarefas administrativas relatadas nessa alternativa são as de caráter operacional. A pergunta que devemos fazer é: quem implementa as tarefas administrativas? para chegarmos a uma conclusão imediata, devemos saber ainda, quem é que planeja e quem executa essas tarefas. Portanto, responsáveis pelo planejamento é sempre a alta administração, mas veja bem, isso não quer dizer que os demais níveis não executem o planejamento! pois, existe planejamento tático e planejamento operacional, mas como o enunciado deixou claro, queremos saber sobre a responsabilidade da alta administração, sendo assim, definimos a alta administração como responsável pelo planejamento "macro" da organização, esta não pode se deter a implementação de tarefas administrativas, isso fica a cargo dos demais níveis e principalmente o gerencial.
b) A responsabilidade pelos objetivos e estratégias é sem dúvida da alta administração. Essa alternativa está correta! Os objetivos organizacionais são o norte das organizações, todo o esforço empreendido é para alcança-los. As estratégias, são conjuntos de elementos práticos, ferramentas, metas e planos de ação que a organização utilizará para alcançar seus objetivos. A alta administração, como já tinha dito, também é chamada de nível estratégico, lembre-se disso.
c) Uma coisa que devemos entender de uma vez por todas! é que em todos os níveis podem haver uso de todas as funções da administração (planejar, organizar, dirigir e controlar). O que vai ocorrer é a predominância em determinado nível. Pois, enquanto o nível estratégico está mais preocupado com a questão funcional da empresa e para isso planeja, o nível tático se preocupa em como vai articular os planos para a execução e o nível operacional está preocupado em como executar. Agora, no que se refere as atividades rotineiras, estamos falando do nível de base, ou seja, nível operacional. Questão incorreta.
d) O nível organizacional que abrange a função de supervisionar é o nível intermediário ou tático, porque fica mais perto do pessoal da execução. Portanto, a questão está incorreta.
Alternativa correta letra "B".
Veja mais questões comentadas de administração: Questão comentada (parte I)
Alternativa correta letra "B".
Veja mais questões comentadas de administração: Questão comentada (parte I)