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Questões de concurso: relações humanas, liderança e comunicação




Questão 1

A teoria administrativa das Relações Humanas enfatiza as pessoas, os grupos e a organização informal, destacando a importância da interação pessoal, das ações e das atitudes. Com relação à essa teoria das Relações Humanas, analise as seguintes afirmativas.
I. Os elementos emocionais não planejados e irracionais do comportamento humano não merecem atenção.
II. A especialização não é a maneira mais eficiente de divisão do trabalho, pois os empregados gostam de trocar de posição para variar e evitar a monotonia, mesmo que contrariando a política da empresa.
III. No local de trabalho as pessoas participam de grupos sociais dentro da organização e mantêm-se em constante interação social.
Está correto o que se afirma em:
A   III, apenas.
B   II e III, apenas.
C   l e II, apenas.
D   I, II e III.
E    I e III, apenas.



Questão 2

Nas relações humanas que ocorrem no ambiente de trabalho, muitas vezes é necessário dar um retorno sobre ações e desempenho aos colegas da organização. Esse processo, conhecido como feedback, segue algumas regras. Nesse sentido, o feedback deve ser
A  avaliativo em vez de descritivo.
B claro para assegurar comunicação precisa.
C geral em vez de específico.
D imposto em vez de solicitado.
E inoportuno.


Questão 3

Vera, servidora pública, exerce atividades de atendimento ao público em uma unidade do TRT. Vera conhece muito bem o funcionamento do seu setor de trabalho, procura manter-se atualizada com relação às inovações envolvidas em suas tarefas e está sempre bem-humorada, atendendo as pessoas com cordialidade e presteza. Nessa situação, o comportamento profissional apresentado por Vera é de alta qualidade.
Certo
Errado


Questão 4

O Servidor, de acordo com as Relações Humanas no trabalho, deve
A  aproveitar as oportunidades do trabalho para solucionar problemas pessoais.
B  exercer com dedicação e zelo todas as atribuições previstas para o cargo.
C  comentar problemas particulares, criando assim, um clima de maior intimidade.
D  fazer comentários com os colegas da repartição sobre tudo o que acontece ao seu redor e estar sempre atento à movimentação de todos os demais Servidores.


Questão 5

Dentre as opções a seguir, a única que não pode ser considerada como característica das relações humanas no trabalho é a opção:
A As relações humanas ocorrem em decorrência do processo de interação.
B Em situações de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados: comunicação, cooperação, respeito, amizade.
C Competência interpessoal é habilidade de lidar eficazmente com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e à exigência da situação.
D Flexibilidade perceptiva e comportamental é uma comunicação a uma pessoa ou grupo no sentido de fornecer-lhes informação sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. Ajuda o indivíduo ou grupo a melhorar o seu desempenho.
E Empatia é a capacidade de um membro do grupo de colocar-se no quadro lógico de referência de outro membro do grupo e, portanto, compreender seus pensamentos, sentimentos ou comportamentos.


Questão 6

Toda pessoa com história de relacionamentos bem-sucedidos possui talento interpessoal e tende a ser mais flexível no contexto social.
Certo
Errado


Questão 7

Liderança é o processo de conduzir as ações ou de influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. No que se refere aos estilos de liderança, assinale a alternativa correta.
A autocrática, burocrática e democrática.
B afetiva, liberal e democrática.
C autocrática, monárquica e democrática.
D autocrática, liberal e burocrática.
E autocrática, liberal e democrática.


Questão 8

Observe as afirmativas abaixo.

I O reconhecimento é o bastante para motivar alguém para realizar algo.

II Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para fazer outra coisa qualquer e vice-versa.

III A única forma que há de motivar alguém é através do incentivo do dinheiro.

Das afirmativas acima:
A apenas I está correta;
B apenas II está correta;
C apenas III está correta;
D apenas I e II estão corretas;
E todas estão corretas.


Questão 9

A habilidade de o líder influenciar o comportamento das pessoas está relacionada a diferentes fontes de poder. O que caracteriza líder com poder de competência é o fato de sua
A personalidade despertar a identificação, o respeito e a admiração dos subordinados. CARISMA
B posição administrativa formal na organização legitimar ordens impostas aos subordinados. HIERARQUIA
C autoridade ser exercida por meio da outorga de recompensas a outras pessoas. RECOMPENSAS
D autonomia visar à punição ou à recomendação de sanções. PUNIÇÃO
E habilidade superior ou atuação gerar acolhida de recomendações em função de seu conhecimento especial.


Questão 10

Um dos principais problemas das teorias da motivação está no fato de não incluírem, entre as principais necessidades humanas, aquelas relacionadas à estima. Elas incluem apenas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de autorealização.
Certo
Errado TEORIA DAS NECESSIDAS!


Questão 11

A busca pela recompensa financeira não é mais vista como única motivação para fazer um trabalho bem feito. Algumas necessidades auxiliam na motivação do trabalhador:

- Necessidades Fisiológicas - vitais do indivíduo, algumas destas, em relação à alimentação e proteção contra perigos.

- Necessidades Psicológicas - exclusivas do ser humano, e raramente satisfeitas totalmente. - Necessidade de Auto-realização

- satisfações maiores, vindas de metas próprias alcançadas.

Essas necessidades estão relacionadas na Teoria
A das Relações Humanas.
B das Contingências.
C Clássica.
D Estruturalista.
E da Burocracia.


Questão 12

A dialética das Teorias X e Y, concebida por McGregor, não é propriamente uma teoria da motivação, mas sim um modelo para a administração de Recursos Humanos baseado na motivação.
Das premissas abaixo, qual pode ser considerada uma premissa da Teoria X?
A O ser humano médio tem natural aversão pelo trabalho e tentará evitá-lo sempre que puder.
B A pessoa que estiver comprometida demonstrará autodirecionamento e autocontrole rumo ao cumprimento das metas.
C O ser humano pode aprender, não apenas a aceitar a responsabilidade, mas também a buscá-la.
D As recompensas estão associadas ao nível de exigência, sendo que as recompensas mais significativas geralmente estão ligadas à autorrealização.
E O ser humano médio não tem aversão natural pelo trabalho, tudo depende das circunstâncias.


Questão 13

Ao se orientar colaboradores acerca de como conversar com seus usuários, fornecedores e a comunidade em geral, deve-se instruí-los a evitar o uso de siglas ou códigos internos da organização.
Certo
Errado


Questão 14

A comunicação interna é demasiadamente importante e constitui-se como uma ferramenta que garante o bom funcionamento da empresa. É correto afirmar que a CI garante
A a extinção de reuniões de alinhamento de informações.
B potencialização dos resultados negativos da empresa.
C propagação da informação de forma rápida e precisa.
D a disseminação de informações restritas.
E maximização dos efeitos de crise.


Questão 15

No seu ambiente de trabalho, você reconhece dois sistemas de comunicação distintos. Um deles faz parte da estrutura organizacional e inclui relações de supervisão, grupos de trabalho, comitês permanentes e sistemas de informação da administração, denominado sistema de comunicação.
A horizontal.
B informal.
C vertical.
D formal.
E ideacional.


Questão 16

Examinando a Comunicação Organizacional podemos observar que a Comunicação Mercadológica está voltada para o relacionamento entre a empresa e o público externo através da mídia, enquanto que a Comunicação Institucional refere-se
A ao relacionamento da empresa com o seu público interno e externo, por meio de diversos tipos de ferramentas.
B a divulgação dos produtos e serviços da instituição por meio da propaganda e publicidade.
C ao efeito motivacional causado nos colaboradores internos para a ampliação dos valores éticos da organização.
D ao relacionamento entre instituições governamentais, de acordo com o estabelecido pelos tribunais de conta.


Questão 17

A respeito do tema comunicação organizacional, assinale a opção considerada incorreta.
A É recomendável que exista redundância, a fim de que a possibilidade de ruído seja diminuída.
B Todo sistema de informação possui uma tendência entrópica, daí decorre o conceito de ruído.
C Transmissor é a pessoa que emite ou fornece as mensagens por intermédio do sistema.
D Destino significa a pessoa, coisa ou processo a quem é destinada a mensagem no ponto final do sistema de comunicação.
EInformação transmitida, mas não recebida, não foi comunicada. Comunicar significa tornar comum a uma ou mais pessoas uma determinada informação.


Questão 18


A comunicação organizacional no ponto de vista da abrangência pode ser:
A Comunicação Viável e Inviável;
B Comunicação Intra-Organizacional e Extra Organizacional;
C Comunicação Infra-Organizacional e Ontológica;
D Comunicação Extra Organizacional e Antológica


Questão 19

Para uma organização, desenvolver boas práticas de comunicação interna e externa também é uma ação estratégica que objetiva a eficiência operacional. Com isso, reforça-se a identidade organizacional e trabalha-se por uma prestação de serviço de melhor qualidade. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta acerca da comunicação na organização.
A O código é a forma ou o modo utilizado pelo emissor para enviar a mensagem.
B feedback é o conjunto de signos que traduz o modo de se expressar.
C O canal de comunicação informa se a mensagem foi recebida ou não.
D feedback confirma que a comunicação é um processo unilateral.
E O vocabulário técnico é um exemplo de código utilizado.


Questão 20

A estrutura de Redes de Comunicação se dá de três formas distintas: em roda, em cadeia ou em círculo. A este propósito, considere a representação gráfica e as descrições abaixo:
1. Nessa rede de comunicação, a influenciação é lenta, a acuracidade é pobre e a ênfase no líder não existe.
2. Nessa outra, a influenciação é rápida, a acuracidade é boa e a ênfase no líder é marcada.
3. Nessa, a influenciação é rápida, a acuracidade é boa e há muita ênfase no líder.
Assinale a opção que apresenta a correta correlação entre a representação gráfica e a descrição dos três tipos de redes de comunicação:
A I–1; II–3; III–2
B I–1; II–2; III–3
C I–3; II–2; III–1
D I–3; II–1; III–2



GABARITO

1B 2B 3C 4B 5D 6E 7E 8B 9E 10E 
11A 12A13C 14C 15D 16A 17C 18B19E 20C 


Cronograma de Hangouts

01/10 às 20h - Relações Humanas no Trabalho, liderança e
comunicação nas organizações;

08/10 às 20h - Funções do processo administrativo: planejamento, Organização, Direção e Controle;

15/10 às 20h - Seleção de Pessoal, treinamento de pessoal e aperfeiçoamento de pessoal;

22/10 às 20h - Administração de materiais, administração de patrimônio e gestão de estoque;

29/10 às 20h -  Processo de compras, licitações e pregões;

05/11 às 20h - Técnicas de arquivo e controle de documentos: classificação, codificação, catalogação e arquivamento de documentos;

12/11 às 20h - Noções de recursos humanos.

19/11 às 20h - Resolução de questões

26/11 às 20h - Resolução de questões

FORÇA, GUERREIROS!!! ✊🏼


Aulas anteriores no Youtube: https://youtube.com/orlandolimatreinamentos 

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As funções do administrador, isto é, o processo administrativo: Planejamento, Organização, Direção e Controle.



A ciência da administração ou gestão, em qualquer esfera pública ou privada, possui o que chamamos de fundamentos, ou seja, sua base de conhecimento.


O processo administrativo, a saber: planejamento, organização, direção e controle, representa o papel do administrador por que é exercido em em qualquer contexto. Sem exceções, todo e qualquer administrador precisa: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Pensando nisso, desenvolvi um curso que abrange todas as etapas do processo com um diferencial: cada etapa requer à prática do pensamento sistêmico e, comumente, utilização de ferramentas de apoio. Trata-se de explorar e determinar aplicações práticas em cada parte do processo através das ferramentas gerenciais apresentadas no decorrer do curso.
Neste curso ensinarei, essencialmente, o passo a passo do processo administrativo e como ele se desenvolve.

Na primeira parte, você descobrirá os tipos de planejamento existentes como, por exemplo, planejamento estratégico, tático e operacional. Então, vamos explorar todo mapa estratégico e, com isso, você poderá desenvolver um planejamento estratégico simples, todavia, bem fundamentado. Nesse ponto que entra os conceitos essenciais da função administrativa PLANEJAMENTO. 

Na segunda parte, você será conduzido a entender o processo com um todo, ou seja, a perceber a interação existente entre o planejamento e a organização, bem como, a interação entre todas as outras partes para que seu conhecimento possa ser materializado em suas ações administrativas. Nesta etapa, o estudo acerca das estruturas organizacionais e todas as suas diretrizes básicas nos serão bastantes úteis como, por exemplo, amplitude de controle, unidade de comando etc. A essa altura você, há muito, terá aprendido conceitos importantes sobre a função ORGANIZAÇÃO.

Na terceira parte, já familiarizado com nossa metodologia, você aprenderá o porquê é importante direcionar os esforços da sua equipe para objetivos comuns. Aprenderá também o conceito de liderança, as características e competências do líder eficaz. Além das principais teorias da escola das relações humanas, ou seja, Maslow e Herzberg. Ao final dessa parte você terá bagagem suficiente para elaborar uma excelente gestão de pessoas através dos fundamentos da função DIREÇÃO.

Na quarta e última parte, com base na construção de entendimento acerca das demais funções administrativas, você poderá criar dispositivos de controle, com vistas a acompanhar o desempenho das funções anteriores. Para tanto, é necessário entender como funciona o KPI (Indicadores-chave de performance) e os instrumentos de CONTROLE que serão disponibilizados no decorrer do curso. 

Portanto, você APRENDERÁ como GERENCIAR MELHOR com base nas FUNÇÕES DO PROCESSO ADMINISTRATIVO. Conhecerá o papel do administrador em cada etapa do processo e receberá uma CAIXA DE FERRAMENTAS com 50 Ferramentas de Gestão.

Abraços, nos vemos na plataforma. Até mais! 



Aprenda como utilizar o diagrama causa e efeito para diagnosticar e resolver problemas simples e complexos.


O diagrama de Ishikawa também conhecido como Diagrama espinha de peixe, ou diagrama causa e efeito é uma ferramenta desenvolvida pelo Eng. Químico Dr. Kauro Ishikawa, um estudioso da qualidade e especialista em controle da qualidade. No japão, foi consultor de grandes empresas em sua época. O seu método se tornou vastamente conhecido por ser simples e eficaz. Trata-se de uma ferramenta capaz de identificar as causas primárias e secundárias de um determinado problema ou efeito conhecido. Ishikawa acreditava seu método seria capaz de diagnosticar a causa-raiz de 95% dos problemas com efeitos conhecidos.

Diante disso, este curso foi pensado para ser um curso conciso e específico sobre o uso da ferramenta. Portanto, você será capaz de entender o funcionamento do método e aplicá-lo no seu dia a dia. Tanto para resolver problema simples, quanto para resolver problemas complexos.

Então, esse curso está dividido em três partes e em algumas seções. Na primeira parte, vamos conhecer um pouco mais sobre o autor da ferramenta, o Dr. Kaoru Ishikawa, assim como, o método que ele usou para viabilizar seu diagrama, além de entender como a ferramenta funciona.

Na segunda parte, vamos nos aprofundar no método 6Ms (Método, Máquina, Matéria-prima, Mão-de-obra, Material e Meio ambiente), vamos entender cada parte que compõe o método 6Ms para pudermos avançar em função da construção do diagrama.

Na terceira e última parte, vamos construir através de um passo a passo em cinco etapas o nosso diagrama.

As etapas são: Identificação do problema (Efeito conhecido); Utilização do Método 6M; Desenhar o diagrama; Priorizar os problemas (Causas identificadas); e Elaborar plano de ação.

Ao final, você será capaz de resolver variados tipos de problemas na sua empresa, projeto ou cotidiano de forma simples e assertivas. Habilitado a prestar serviços de elaboração de diagnósticos com base no Diagrama de Ishikawa de forma autônoma. Portanto, desde já quero lhe parabenizar por ter chegado até esta página e lhe convidar a assistir às aulas iniciais e se houver interesse se inscrever no curso.


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Diagrama de Ishikawa: diagnosticar e resolver problemas

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A Função Controlar (Funções administrativas)

Consultor, Escritório, Negócios, Finanças, Economia

“Se não pode medir, não pode gerenciar” (Peter Drucker) 

Por que controlar? 
  • Acompanhar o alcance dos objetivos 
  • Corrigir rotas, prevenir desvios. 
  • Corrigir desvios ou não conformidades. 

Tomar melhores decisões, isto é, ter maior controle sobre decisões  
As ações estão de acordo com os objetivos e metas da empresa? 

A função controle na administração significa acompanhamento/monitoramento em relação aos recursos humanos e materiais. Portanto, é na função controlar que se estabelece parâmetros, mede-se desempenho, além de comparar o desempenho com os parâmetros. Não havendo não-conformidades prossegue a execução. 

Em todo tempo é necessário revisar os parâmetros, processos de controle e  implantar medidas preventiva e/ou corretivas. Em relação aos processos? Como o controle acontece? Em relação aos processos o controle ocorre de forma a mensurar qualitativa e quantitativamente por métodos estatísticos, para tanto, utilizamos várias ferramentas com objetivo de atender a este propósito. 

Uma das ferramentas mais utilizadas é o cronograma de controle capaz de monitorar tarefas. 

O controle, encontra-se nas demais funções administrativas em todos os níveis organizacionais. Além disso, existem vários tipos de controle como, por exemplo, o controle por padrões:  

O Controle por padrões se divide em três grupos:  
  •  Critérios para avaliação de resultados; 
  •  Critérios burocráticos; e  
  •  controle informal de grupo 

Controle por tempo 
Esse tipo de controle se divide em dois grupos:  
Controle preventivo x corretivo  

Controle preventivo:  
Esse tipo monitora aquelas circunstâncias e contextos que podem gerar problemas.  

Controle corretivo:  
É o controle que detecta e resolve os problemas tão logo sejam identificados. 

Controle por nível hierárquico:  
1. Operacional: Execução de processos, atividades e tarefas operacionais 
2. Gerencial: Desempenho das área funcionais 
3. Estratégico: Realização da missão, estratégia e objetivos 

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As Cinco Etapas do Planejamento Estratégico


Olá, amigos. Tudo bem?


Você conhece as cinco etapas do planejamento estratégico?
Definição de negócio (Etapa 1)
Nesta vamos levantar informações qualitativas acerca da sua empresa/projeto.
Análise de cenário (Etapa 2) Aqui vamos fazer análises internas e externas acerca da sua empresa/projeto.
Objetivos Estratégicos (Etapa 4)
Onde iremos definir os principais objetivos estratégicos, metas e indicadores.

Etapa Direção (Etapa 3)
Nesta nós iremos aplicar o BSC - Balanced Scorecard
Etapa Operação (Etapa 5)

Por fim, vamos colocar efetivamente o planejamento em ação.


Neste curso os alunos aprenderão as cinco etapas que conduzem um planejamento estratégico simples.

Estou muito feliz em compartilhar com vocês um curso que elaborei com bastante carinho. Trata-se de um curso de introdução ao Planejamento Estratégico. Então, quem quiser saber mais sobre, basta seguir o link promocional com 80% de desconto. 

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Amplitude de controle



O que é amplitude de controle?

Conceito: Número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente de maneira eficiente, eficaz e efetiva.

Exemplo de Amplitude:

Supervisor
Colaboradores Colaboradores Colaboradores Colaboradores Colaboradores
Alta amplitude
Alta amplitude - maior
con...

A amplitude representa a quantidade de pessoas SOB O COMANDO DE UM GERENTE/SUPERVISOR. Nesse exemplo, o supervisor A possui uma amplitude maior.

Alta amplitude – horizontalização, ou seja, maior controle do cargo sobre as pessoas = único cargo com muito poder e poucos níveis hierárquicos.

Baixa amplitude – verticalização, ou seja, menor controle = vários cargos de chefia = mais hierarquizado.

Quanto mais alto na hierarquia menor é a amplitude de controle

Fatores importantes na amplitude:

  1. DEVERES E RESPONSABILIDADES;
  2. LIDERANÇA;
  3. RELACIONAMENTO INTERPESSOAL;
  4. DELEGAÇÃO DE AUTORIDADE;
  5. LINHAS FORMAIS DE COMUNICAÇÃO.

Problemas na alta amplitude.

Problemas com uma amplitude inadequada:
  • Muito trabalho para supervisão;
  • custos administrativos maiores;
  • falta de delegação;
  • desmotivação; e
  • pouco desenvolvimento dos subordinados.

Problemas na baixa amplitude.
Problemas com uma amplitude inadequada:
·        
  • Disfunções (falha no controle);
  • Desmotivação;
  • Problemas na comunicação;
  • Morosidade na tomada de decisão; e
  • Baixa qualidade no desenvolvimento das atividades.

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Controle nas funções administrativas

Kpi, Indicadores, Desempenho, Realização, Análise

Como funciona o controle nas funções administrativas?

O controle no planejamento: 
O controle no planejamento serve para verificar a execução do que foi planejado.

O controle na Organização:
O controle na organização serve para controlar a alocação eficiente de recursos

O controle na Direção:
O controle na direção serve para acompanhar as ações dos colaboradores

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Controle nos Níveis Hierárquicos

Silhuetas, Hierarquia, Humanos, Homem, Mulher

Ênfase no processo administrativo: 


Planejar: 
• Objetivos 
• Metas 
• Planos 

Organizar:
• Estrutura organizacional 

Dirigir:
•Motivação 
•Liderança 

Controlar: 
•Medição
•Análises

Controle por nível hierárquico: Operacional, Gerencial e Estratégico. 

Qual a importância do controle nos três níveis hierárquicos? 

Para acompanhar a realização da missão, estratégia e objetivos;
Analisar desempenho das áreas funcionais; 
Acompanhar a execução de processos, atividades e tarefas operacionais

O controle em todos os níveis segue o fluxo: 

Estabelecimento de padrões. > Avaliação de resultados. > Comparação dos resultados com os padrões. > Ação corretiva quando ocorrem desvios. 

Como a função controle se comporta em cada nível? 

I. Controle operacional 

I. Curto prazo II. Controle sob tarefas e ações III. Controle mais detalhado IV. Manuais operacionais V. Controle no dia a dia VI. Atividades específicas.

II. Controle tático 

I. Médio prazo II. Controle sob planos táticos III. Ações do departamento IV. Controle sobre metas organizacionais V. Planos táticos.

III. Controle Estratégico 

I. Longo prazo II. Controle sob planejamento estratégico III. Ações institucionais IV. Controle sobre macro objetivos organizacionais V. Aspectos globais VI. Conteúdo genérico VII. Estabelecimento de padrões de desempenho.