Pesquisar este blog

Uma empresa é um grande processo!








Orlando Lima

Um processo nada mais é do que um passo a passo, intercâmbio de atividades que dependem e sujeitam umas às outras. Tudo é processo! O que não é, se justifica pelo fato de ser subprocesso, atividade ou tarefa, ou seja, se não é o processo, via de regra, faz parte de um. Essa definição depende do contexto no qual a ação está inserida. Neste artigo que lhe mostrar que sua empresa nada mais é que um grande processo, um macroprocesso.

Quando digo que uma empresa é um grande processo estou a dizer que todas as ações, que utilizam energia humana ou de máquina se somam para compor tarefas, atividades meio ou finalísticas, que por sua vez se unem em blocos de atividades organizadas de vertical (hierarquia) ou horizontalmente (departamentalização) para somarem, por fim, subprocessos, processos e macroprocessos em todos os níveis. O que em suma quer dizer que uma empresa funcionando, isto é, criando e entregando valor é um processo de gerar e entregar valor a todos seus envolvidos.

Uma característica básica dos processos é a repetição. A falta de processos bem definidos leva a empresa à uma anarquia de objetivos. O que isso quer dizer? Simples, na ausência de processos bem consolidados uma empresa será levada aos trancos e barrancos, não atenderá aos padrões exigidos pelos seus stakeholders e, tampouco, poderá ser competitiva, visto que não existem padrões. Isso, por conseguinte, afetará os resultados da empresa, influenciando, negativamente, na entrega de valor aos clientes.
Outra característica básica dos processos, como já havia falado, é a padronização. Toda e qualquer empresa deve seguir padrões. O mundo se move por padrões. Observe a natureza, o controle ambiental, o ciclo das chuvas, a cadeia alimentar, o ciclo de vida dos animais e do homem etc. O escritor de Eclesiastes vai nos dizer que “não há nada de novo embaixo do céu”. Essa frase demonstra a percepção sobre o padrão existente em tudo. Uma empresa existe porque seus padrões são aplicáveis e replicáveis, esses nada mais são do que processos.

Agora você pode estar se perguntando: “como posso padronizar os processos dentro da minha organização?” Pois bem, neste ponto lhe apresento uma ferramenta poderosa para tal finalidade: o POP (Procedimento Operacional Padronizado), através dessa ferramenta você será capaz de descrever o passo a passo de qualquer atividade com intuito de padronizá-la. Lembre-se: sua empresa é um grande processo, então quanto mais tarefas padronizadas você tiver mais sua empresa estará funcionando corretamente.