Pesquisar este blog

A importância do Seminário de Marketing





A importância do Seminário de Marketing

Orlando Lima


Tudo que realmente é importante precisa de um dia, hora e local especial para ser feito como, por exemplo, o seminário de marketing. Muito além de um treinamento. É um momento que o empresário decide reunir seus clientes internos (Falarei da importância dos seus clientes internos em outro artigo), ou seja, seus funcionários para discutir estratégias para diferenciá-los dos seus concorrentes.

Vou direto ao ponto neste artigo. O seminário de marketing é um laboratório de criação das melhores PUVs (proposta única de vendas) que serão criadas e compartilhadas em todos os lugares. Pense consigo mesmo: em que você pode ser diferente do seu concorrente? Qual valor você oferece que ele não? Descubra isso e seus clientes aumentarão diretamente proporcional aos seus lucros. Além disso, você receberá indicações dos seus próprios clientes, numa publicidade gratuita feita de forma espontânea, a famosa propaganda “boca a boca”.

Mas isso só é possível com planejamento. Por isso, o seminário de marketing é o momento de fazer uma autocrítica dos seus produtos e/ou serviços, além de ser o momento de identificar problemas e encontrar soluções. Tudo isso deve ser pensado, discutido e elaborado por quem realmente convive no dia a dia com os clientes. Portanto, seus funcionários devem ser os principais autores das suas melhores PUVs neste seminário, você será simplesmente o mediador. Falarei mais, especificamente, das PUVs no próximo artigo mostrando o passo a passo para criá-los.

Por ora, vamos nos ater ao seminário em si. Este nada mais é que um evento, que deverá ser bem descontraído. O empresário deverá reunir em um número pequeno para ser bem focado no momento de pensar as estratégias de marketing. Uma sugestão para esse momento é que comecem fazendo uma avaliação interna entre forças e fraquezas, além de analisarem sobre como andam as estratégias para captar e reter clientes, logo após é necessário fazer o mesmo em relação a no mínimo três concorrentes mais próximos. Feito isso, falta apenas responder as perguntas: o que fazer para se diferenciar deles? Como minimizar as fraquezas e maximizar as forças? Quais ações serão tomadas para alcançar esses objetivos?

Vale salientar que o seminário de marketing não termina em um dia, o mais importante dele deve ser o plano de ação que será criado com ajuda de todos os principais envolvidos. Observe que fazendo isso, você estará um passo a frente dos seus concorrentes sempre buscando meios de inovar e entregar valor aos seus clientes. Até mais! Abraços.