Pesquisar este blog

Parônimos e Homônimos - Aula 02 (Parte I)


A homonímia e a paronímia são conceitos importantes dentro do estudo da língua portuguesa. São termos que fazem parte do estudo da semântica (significado das palavras). Saber de que se trata cada palavra é elementar nessa fase dos seus estudos para concursos. Vamos dizer que você precise redigir um texto, para utilizar as palavras corretas você faz uso de um bom dicionário. Perceba que existem muitas palavras que possuem grafia semelhantes e muitas delas iguais. Perceba também que ao pronunciar as palavras existe palavras com sonoridade idênticas e outras, um tanto quanto semelhantes, mas todas com significados diferentes.
O nosso objetivo nessa aula é trazer à tona esses conceitos. Nesse primeiro momento vamos nos deter apenas ao significado entre essas duas palavras. Logo após, vamos nos aprofundar em resolver algumas questões de concursos, por fim, faremos um resumo de tudo que vimos nesta aula.
Antes de começarmos atente para a composição morfológica das palavras Homófonas: Homo (mesmo) + Fono (som) e homógrafas: Homo (mesmo) + Grafia (escrita) guarde esse conceito, pois, vamos precisar dele.

No próximo post vamos estudar: 
O que são Homônimos?

Até mais! Abraços.

Acesse também:
Page: www.facebook.com/sinergiaconcursos
Twitter: www.twitter.com/Siner_Concursos
Site: www.sinergiaconcursos.org 
Canal: Canal Orlando Lima